10/06/2022

Médicos precisam conhecer benefícios de dietas saudáveis para seis condições de saúde

Redação do Diário da Saúde

Saúde pela alimentação

Em um alerta contundente publicado em uma revista médica, especialistas afirmam que "todos os médicos devem estar cientes dos benefícios de uma dieta baseada em vegetais para seis condições de saúde: perda e manutenção de peso, doenças cardiovasculares, câncer, diabetes, doença de Alzheimer e covid-19".

"O campo da medicina, apesar de sua influência proeminente na sociedade, investiu pouco para promover escolhas de estilo de vida saudáveis," disse a Dra Saray Stancic, diretora de educação médica do Comitê de Médicos para Medicina Responsável (EUA). "A consequência disso se reflete em nossas estatísticas de doenças crônicas cada vez maiores, principalmente nas taxas de obesidade e diabetes".

Parte do problema, dizem os autores do alerta, é que "as faculdades de medicina oferecem um número anêmico de horas de educação sobre nutrição ao longo de 4 anos," o que não melhora na formação em pós-graduação. Eles observam que, em uma pesquisa recente com mais de 600 cardiologistas, 90% relataram que não receberam educação nutricional necessária durante sua formação.

Os especialistas reconhecem que nem todos os médicos devem ser especialistas em nutrição, mas afirmam que eles devem ter pelo menos um conhecimento rudimentar dos benefícios de uma dieta baseada em vegetais para essas seis condições, para as quais eles listam evidências detalhadas em seu artigo, incluindo o seguinte:

  • Perda de peso e manutenção - Um estudo com 70.000 pessoas descobriu que aqueles que consumiam uma dieta vegana pesavam cerca de quatro quilos a menos em média do que aqueles que não tinham essa alimentação. Os veganos também tiveram um menor risco de morte.
  • Doença cardiovascular - Os produtos de origem animal são ricos em gordura saturada e colesterol, que são os principais fatores das doenças cardiovasculares. Mas uma metanálise recente descobriu que aqueles que consomem uma dieta vegetariana diminuíram o colesterol ruim LDL em 13 mg/dl. Outra análise encontrou uma taxa 24% menor de mortes por doenças cardíacas entre os vegetarianos, em comparação com os onívoros.
  • Câncer - Adotar comportamentos saudáveis, que incluem permanecer fisicamente ativo e consumir dietas ricas em vegetais, frutas e grãos integrais, tem o potencial de reduzir o risco de câncer de mama entre 50 e 70%. Pesquisas também mostram que dietas que incluem soja e são ricas em fibras reduzem o risco de câncer de mama. Dietas ricas em produtos lácteos aumentam o risco de câncer de próstata. Dietas ricas em fibras reduzem o risco de câncer colorretal, enquanto o consumo diário de carne vermelha processada aumenta esse risco.
  • Diabetes - Um estudo feito na Universidade de Harvard (EUA) concluiu que aqueles que consumiram uma dieta baseada em vegetais poderiam esperar uma redução de 34% no risco de desenvolver diabetes tipo 2.
  • Doença de Alzheimer - Um estudo descobriu que aqueles que aderiram à dieta mediterrânea, baseada principalmente em plantas e alimentos saudáveis para o cérebro, como vegetais de folhas verdes, outros vegetais, feijão, frutas vermelhas, nozes e grãos integrais, tiveram um risco 60% menor de doença de Alzheimer.
  • Covid-19 - Um estudo, também feito por pesquisadores de Harvard, descobriu que, naqueles pacientes que consumiam uma dieta principalmente à base de plantas, houve uma redução de 41% no risco de desenvolver covid-19 grave, bem como uma redução de 9% na infecção de qualquer gravidade.

"É hora de todos os médicos de todo o mundo falarem sobre a importância da dieta e do estilo de vida na saúde," conclui o alerta, que recomenda que os médicos façam isso aconselhando os pacientes, garantindo que os hospitais forneçam menus saudáveis, dando palestras na comunidade, escrevendo artigos, usando mídias sociais e fornecendo comentários para a mídia.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.