23/07/2014

Mortes por AIDS, tuberculose e malária caem em todo o mundo

Com informações da Agência Brasil

Menos pessoas estão morrendo em razão de doenças como AIDS, tuberculose e malária.

É o que indica um estudo feito em 188 países e divulgado na revista científica The Lancet.

De acordo com a revista, o ritmo de queda nas mortes e infecções vem-se ampliando desde o ano 2000, quando os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio foram estabelecidos na tentativa de frear o avanço dessas doenças até 2015.

Os números mostram que as novas infecções por HIV/AIDS caíram praticamente para um terço desde o início da epidemia de AIDS no mundo.

As mortes por tuberculose diminuíram 1,4% ao ano desde 2000. As mortes provocadas pela malária em crianças que vivem na África Subsaariana caíram 31,5% na última década.

O estudo aponta que intervenções em relação ao HIV - incluindo a terapia antirretroviral, a prevenção da transmissão vertical (da mãe para o bebê durante a gravidez ou no parto) e a profilaxia pós-exposição (uso de medicamentos por pessoas que podem ter entrado em contato recente com o vírus) - têm demonstrado resultados positivos.

Os números indicam que 14% desses anos de vida ganhos são entre crianças menores de 15 anos, 50% entre pessoas de 15 a 45 anos e 36% entre pessoas com 50 anos ou mais.

Mortes por AIDS no Brasil

Os números mostram que as mortes provocadas por HIV/AIDS no Brasil diminuíram a um ritmo de 1,5% entre 2000 e 2013, enquanto as mortes por tuberculose foram reduzidas a uma taxa de 3,7%.

A pesquisa cita o Brasil como um país de vanguarda na luta global para garantir acesso a medicamentos antirretrovirais, mas destaca que é preciso fazer mais para salvar as 10 mil vidas perdidas para o HIV todos os anos, desde os anos 90.

A estimativa é que, em 2013, foram registrados 92 casos de tuberculose para cada 100 mil habitantes, enquanto os casos de HIV/AIDS anotados no mesmo período foram de 12 novas infecções para cada 100 mil habitantes - a maioria homens.

De forma bastante preocupante, contudo, relatório de uma agência da ONU divulgado na semana passada mostra um alarmante aumento de infecções por HIV no Brasil nos anos recentes.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.