25/04/2022

Mulheres são vistas como felizes e homens como zangados, independente das emoções reais

Redação do Diário da Saúde

Emoção de homem e emoção de mulher?

Rostos e vozes são mais propensos a serem julgados como masculinos quando a pessoa está com raiva, e como femininos quando a pessoa está feliz.

Pesquisadores descobriram que a forma como entendemos a expressão emocional de um rosto ou voz é fortemente influenciada pelo sexo percebido - e vice-versa.

Tanto homens quanto mulheres cometem inconscientemente os mesmos erros de avaliação.

"Este estudo mostra o quão importante é não confiar muito em suas primeiras impressões, pois elas podem facilmente estar erradas. Da próxima vez que você estiver atribuindo felicidade ou tristeza a uma mulher, esteja ciente de seu viés e possível má interpretação.

"Curiosamente, não houve uma divisão de gênero na forma como o sexo percebido de um rosto afetava os julgamentos emocionais - mas as mulheres mostraram-se um pouco mais sensíveis a mudanças sutis na emoção em geral," disse o professor Sebastian Korb, da Universidade de Essex (Reino Unido).

Percepção do sexo pela emoção

A pesquisa usou 121 rostos de avatares e 121 vozes humanas, tudo reconstruído digitalmente modificando-se a expressão emocional em graus de feliz a irritado, e o sexo em uma escala móvel de aparências típicas de masculino para feminino.

Um total de 256 voluntários viram os modelos ou ouviram as vozes e então julgaram as emoções e, a seguir, se o sujeito observado era homem ou mulher.

Tanto para os rostos quanto para as vozes, a emoção influenciou mais a percepção do sexo do que o contrário.

A equipe acredita que isto pode ser devido a uma ativação inconsciente da amígdala - um importante centro emocional no cérebro.

Esse aglomerado de neurônios em forma de amêndoa, localizado no fundo do cérebro, nos permite detectar e reagir rapidamente a ameaças, como um agressor furioso, mas não está envolvido na determinação do sexo de uma pessoa.

Os pesquisadores também especulam que ser tendencioso para perceber os homens como zangados é uma vantagem evolutiva, uma vez que isso prepara o observador para uma resposta de luta ou fuga - uma especulação controversa, uma vez que o mesmo efeito foi verificado entre as mulheres.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.