10/11/2020

Pandemia vai afetar casamentos e nascimentos de crianças

Redação do Diário da Saúde
Nascimentos e casamentos serão dramaticamente afetados no mundo pós-pandemia
Um dado adicional sobre a atual crise mundial de saúde é que o total de mortes durante a pandemia excede em muito as atribuídas à covid-19.[Imagem: Cortesia JAMA Network]

Mundo pós-pandemia

A covid-19 e nossa resposta a ela já afetaram profundamente nossas famílias, nossas vidas profissionais, nossos relacionamentos e nosso cotidiano.

O que poucos se deram conta ainda é que esse impacto deverá durar anos.

Esta é a mensagem de 12 cientistas proeminentes que analisaram 90 estudos e usaram seus conhecimentos para avaliar nossa reação à pandemia e prever suas consequências.

O grupo prevê repercussões psicológicas duradouras da pandemia, mesmo entre aquelas pessoas que não foram infectadas.

Suas previsões e percepções incluem:

  • As gravidezes planejadas diminuirão em um mundo amedrontado pela doença, as taxas de natalidade cairão e muitos casais adiarão o casamento.
  • Pessoas solteiras têm menos probabilidade de iniciar novos relacionamentos. As mulheres que podem se sustentar sozinhas provavelmente ficarão solteiras por mais tempo.
  • Com as crianças em casa devido à pandemia, as mulheres estão gastando mais tempo com cuidados e auxiliando nas lições, estão menos disponíveis para o trabalho remunerado e podem vir a depender mais dos parceiros como ganha-pão. Isso nos empurrará para normas de gênero socialmente conservadoras e potencialmente resultará em um retrocesso na igualdade de gênero.
  • Ao contrário de muitas crises anteriores, esta pandemia não está aproximando as pessoas e, apesar de algumas exceções, não está produzindo um aumento na bondade, na empatia ou na compaixão.

"Nossa espécie não está programada para buscar uma compreensão precisa do mundo como ele realmente é," escrevem os autores, "e nossas predisposições tribais para o pensamento de grupo estão resultando na disseminação em grande escala da desinformação. Tendemos a buscar dados que sustentem nossas opiniões, e muitas vezes desconfiamos dos especialistas em saúde.

"As consequências psicológicas, sociais e societárias da covid-19 serão muito duradouras. Quanto mais tempo a covid-19 continuar, mais arraigadas serão essas mudanças," ponderou a professora Martie Haselton, da Universidade da Califórnia de Los Angeles, uma das autoras da análise.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.