16/10/2020

Total de mortes durante pandemia excede em muito as atribuídas à COVID-19

Redação do Diário da Saúde
Total de mortes durante pandemia excede em muito as atribuídas à COVID-19
Este gráfico mostra o número de mortes em excesso semanais para 10 estados norte-americanos durante março-julho de 2020. As datas no gráfico indicam quando as restrições gerais do covid-19 foram suspensas em cada estado.
[Imagem: Cortesia JAMA Network]

Mortes pela pandemia, não pela covid

Para cada duas mortes atribuídas à covid-19 nos EUA, uma terceira pessoa morreu em decorrência da pandemia, mas não da covid, segundo dados publicados pelo Jornal da Associação Médica Norte-Americana.

O levantamento, liderado por pesquisadores da Universidade Virgínia Commonwealth, mostra que as mortes entre 1º de março e 1º de agosto aumentaram 20% em comparação aos anos anteriores, algo não exatamente surpreendente em uma pandemia.

Mas as mortes atribuídas à covid-19 foram responsáveis por apenas 67% desse aumento.

"Ao contrário do que os céticos afirmam, que as mortes pela covid-19 são falsas ou que os números são muito menores do que os que ouvimos no noticiário, nossa pesquisa e muitos outros estudos sobre o mesmo assunto mostram exatamente o oposto," disse o Dr. Steven Woolf, coordenador da pesquisa.

Os dados também contêm evidências sugestivas de que as políticas estaduais de reabertura no início de abril e maio podem ter alimentado os picos de morte pela covid-19 apresentados em junho e julho.

"A alta contagem de mortes nos estados do Cinturão do Sol [estados no terço sul do território dos EUA] nos mostra as graves consequências de como alguns estados responderam à pandemia e soam o alarme para não repetirmos esse erro daqui para frente," disse Woolf.

Excesso de mortes

A contagem total de mortes nos EUA é notavelmente consistente de ano para ano. Os autores do estudo extraíram dados dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças de 2014 a 2020, usando modelos de regressão para prever as mortes esperadas para 2020.

A diferença entre as mortes por covid-19 e todas as mortes inesperadas pode ser parcialmente explicada por atrasos na notificação de mortes por covid-19, por erros de codificação das doenças causadoras da morte ou por outras limitações de dados, disse Woolf.

Mas outros efeitos em cascata da pandemia podem explicar mais.

"Algumas pessoas que nunca tiveram o vírus podem ter morrido por causa das perturbações causadas pela pandemia," disse Woolf. "Isso inclui pessoas com emergências agudas, doenças crônicas como diabetes, que não foram devidamente tratadas, ou crises emocionais que levaram a overdoses ou suicídios."

Outro dado levantado pela equipe pode apontar que essas mortes causadas pela pandemia, mas não pela covid-19, podem ser ainda maiores: As mortes em acidentes de carro diminuíram porque menos pessoas estavam dirigindo durante as medidas de distanciamento.

Checagem com artigo científico:

Artigo: Excess Deaths From COVID-19 and Other Causes, March-July 2020
Autores: Steven H. Woolf, Derek A. Chapman, Roy T. Sabo, Daniel M. Weinberger, Latoya Hill, DaShaunda D. H. Taylor
Publicação: JAMA Psychiatry
DOI: 10.1001/jama.2020.19545
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Epidemias

Vírus

Saúde Pública

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.