26/07/2013

Nozes previnem desenvolvimento do câncer de próstata

Redação do Diário da Saúde
Nozes previnem desenvolvimento do câncer de próstata
"Fomos absolutamente surpreendidos em como a dieta à base de nozes foi tão altamente eficaz na inibição do câncer de próstata humano."[Imagem: Wikimedia/AndonicO]

Ingerir diariamente uma pequena quantidade de nozes pode proteger contra o câncer de próstata.

E proteger fortemente, segundo estudos realizados em cobaias.

Os pesquisadores injetaram células humanas do câncer de próstata em camundongos tornados intencionalmente imunodeficientes. Normalmente, dentro de três a quatro semanas, os tumores começam a crescer em um alto porcentual dos animais.

Um estudo anterior havia descoberto que uma dieta enriquecida com nozes diminui a formação do câncer de mama.

Os pesquisadores queriam saber se o mesmo era válido para o câncer de próstata.

Além disso, já se sabia que as nozes melhoram a qualidade do esperma.

Menos e menores

Apenas três dos 16 camundongos (18%) que comeram uma dieta enriquecida com noz em pó desenvolveram tumores de próstata, em comparação com 14 dos 32 animais (44%) que ingeriram dietas de controle, sem nozes.

Além disso, o tamanho médio final do tumor nos três animais alimentados com nozes foi de aproximadamente um quarto da dimensão média dos tumores da próstata que se desenvolveram nas cobaias que não ingeriram nozes.

"Nós achamos os resultados impressionantes porque havia muito poucos tumores nos animais que consumiram as nozes, e estes tumores cresceram muito mais lentamente do que nos outros animais," disse Dr. Russel Reiter, coordenador do estudo. "Fomos absolutamente surpreendidos em como a dieta à base de nozes foi tão altamente eficaz na inibição do câncer de próstata humano."

"A porção de noz não era uma grande porcentagem da dieta," acrescenta Reiter. "Era o equivalente a um humano adulto comer cerca de 50 gramas, ou dois punhados por dia, o que não é um monte de nozes."

As nozes são as frutas oleaginosas mais saudáveis que se conhece.

Outros experimentos já demonstraram a eficácia das nozes na redução do risco de Alzheimer.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.