06/05/2021

Seis fatores determinam quando é melhor trabalhar em casa

Redação do Diário da Saúde

Prós e contras do trabalho em casa

A pandemia de covid-19 fez com que todos nós nos concentrássemos em novas formas de organizar nosso trabalho.

Mais e mais empresas e organizações em todo o mundo estão considerando como atender à demanda de flexibilidade de seus funcionários e, ao mesmo tempo, reduzir seus custos evitando aluguéis caros de escritórios por meio do teletrabalho.

Existem vantagens e desvantagens em trabalhar em casa e muitos fatores que afetam a experiência das pessoas nesse tipo de trabalho, tais como a função desempenhada, a idade e a antiguidade na empresa, se as pessoas têm filhos, se são gerentes ou executores etc.

Para tentar auxiliar as empresas e funcionários a se decidirem sobre os caminhos a tomar, pesquisadores identificaram seis áreas principais nas quais os gerentes das empresas devem se concentrar ao desenvolver estratégias para o trabalho remoto.

"Nós examinamos os prós e os contras de trabalhar em casa entre gerentes e funcionários em empregos do conhecimento em oito países europeus. Fizemos o estudo no início da pandemia e identificamos seis áreas principais que são essenciais para a experiência de diferentes pessoas envolvidas com o trabalho de escritório remoto," disse a professora Christine Ipsen, da Universidade Técnica da Dinamarca.

Três vantagens e três desvantagens

Os seis fatores principais podem ser usados como uma ferramenta para analisar quais desvantagens devem ser minimizadas e quais grupos no local de trabalho se beneficiam mais com o trabalho em casa.

Vantagens do trabalho em casa:

  • Melhor equilíbrio entre trabalho e vida pessoal.
  • Maior eficiência, em parte devido a menos interrupções, menos reuniões e menos perda de tempo.
  • Mais controle sobre o próprio trabalho, pausas sempre que necessário, menos interferências.

Desvantagens do trabalho em casa:

  • Limitações do trabalho remoto - por exemplo isolamento, mais tempo na frente da tela.
  • Incerteza sobre o trabalho - por exemplo quais tarefas precisam ser resolvidas, tarefas sem graça e menos significativas.
  • Ferramentas insuficientes - acesso limitado a documentos, dados, impressoras, etc.

"A maioria das pessoas acha que trabalhar em casa traz benefícios em termos de melhor equilíbrio trabalho/vida pessoal, maior eficiência e mais controle sobre o próprio trabalho. Para a maioria das pessoas, essas três vantagens superam as três principais desvantagens," concluiu Ipsen.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.