27/03/2013

Somente um terço dos pais segue orientações dos pediatras

Redação do Diário da Saúde
Somente um terço dos pais seguem orientações dos pediatras
Se pais um tanto relapsos são uma preocupação, igualmente o são os chamados "pais helicópteros", que tiram a liberdade das crianças.[Imagem: JayJay/Divulgação]

Só para ouvir

Os pais adoram levar seus bebês e crianças pequenas ao pediatra.

Mas será que eles fazem o que os pediatras orientam?

Nem sempre, pelo menos quando se trata de orientações sobre hora de dormir, disciplina e outros comportamentos.

Somente um terço dos pais (31%) afirma seguir sempre as recomendações dos pediatras - 13% afirmam que só seguem alguma orientação de vez em quando.

A maioria dos pais (56%) afirma que segue as orientações dos pediatras "na maioria das vezes".

Os pesquisadores então pediram aos pais para apontar as áreas onde são mais e menos propensos a seguir os conselhos do médico.

Entre os pais que seguem os conselhos apenas ocasionalmente, os temas sobre os quais eles são mais propensos a seguir as orientações são nutrição, ir ao dentista e usar cadeiras e elevadores de assento no carro.

Em contraste, esses mesmos pais são menos propensos a seguir os conselhos de disciplina (40%), colocar a criança para dormir na hora (18%) e controlar o tempo na TV (13%).

"Esta pesquisa indica que muitos pais não estão atendendo às orientações de forma consistente, colocando as crianças em risco de problemas de saúde no longo prazo," disse a Dra Sarah Clark, da Universidade de Michigan (EUA).

Ela afirma que muitos riscos à saúde das crianças estão intimamente ligados ao comportamento dos pais.

Por exemplo, a obesidade infantil tem sido ligada a pais que permitem o excesso de consumo de bebidas adoçadas e assistir TV em excesso.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.