15/09/2011

Pais helicópteros impedem crianças de brincar e exercitar

Redação do Diário da Saúde
Os cientistas aconselham a criação de heliportos para os pais helicópteros, para que eles mantenham uma distância confortável dos filhos e não impeçam suas brincadeiras espontâneas.
[Imagem: JayJay/Divulgação]

Fiscalização excessiva

Você é um pai ou mãe helicóptero?

Ou você sente que seu pai e sua mãe ficam o tempo todo "pairando" acima de você, temendo que algo lhe aconteça?

Pois essa preocupação e essa fiscalização excessivas impede que as crianças se exercitem adequadamente, movimentando-se conforme o recomendado para sua idade, impedindo um desenvolvimento saudável.

Esta é a conclusão de cientistas da Universidade do Estado da Carolina do Norte (EUA), que cunharam o termo "pais helicópteros" para descrever esse comportamento de pais excessivamente preocupados.

Pais que pairam

"Muitos pais ficam preocupados com a segurança de seus filhos, então eles tendem a ficar flutuando acima deles," diz o Dr. Jason Bocarro, coautor do estudo.

Os resultados do estudo mostram que as crianças monitoradas de perto pelos seus pairantes pais-helicópteros acabam não se envolvendo em níveis mais elevados de atividade física.

"A preocupação é que - especialmente porque estamos vendo a obesidade na infância tornar-se uma epidemia no país - essa fiscalização excessiva impeça as crianças de correr e brincar com seus amigos e vizinhos e, em vez disso, fiquem sentados na frente do computador ou da televisão," diz ele.

Heliporto para pais helicópteros

Os cientistas vão usar suas descobertas para criar um guia para o projeto de parques de diversão, áreas de lazer e áreas de recreação em ambientes comerciais e residenciais.

"Se os ambientes de recreação infantil forem projetados para toda a família, com lugares confortáveis, com sombra, para [que os pais possam] se sentar e observar as crianças brincando à distância, os pais podem ficar menos inclinados a ficar pairando como helicópteros, impedindo as brincadeiras espontâneas," disse Moore.

E os amigos também são importantes.

A presença de apenas uma ou duas crianças com maior nível de atividade física aumenta os níveis de movimentação das outras crianças.

O estudo também descobriu que os pais costumam observar menos as meninas do que os meninos nos parques, incluindo a observação tipo helicóptero.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Cuidados com a Família

Educação

Acidentes

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.