28/01/2019

Vacina experimental contra zika evita microcefalia em cobaias

Redação do Diário da Saúde
Vacina experimental contra zika evita microcefalia em cobaias
Pesquisadores brasileiros apresentaram recentemente uma vacina dupla, que age contra meningite e zika.[Imagem: Antoninho Perri/Unicamp]

Vacina sem ovos e sem refrigeração

Cientistas da Universidade Católica de Lovaina (Bélgica) afirmam ter desenvolvido uma nova vacina contra o vírus zika.

"Para isso, nós nos baseamos na vacina contra a febre amarela. O vírus da febre amarela está intimamente relacionado ao vírus zika e é transmitido pelo mesmo mosquito. A vacina é muito segura e oferece proteção vitalícia," garante o professor Johan Neyts.

O principal benefício será evitar que o vírus cause microcefalia e outras condições graves em bebês.

"Nós substituímos um pedaço da informação genética da vacina contra a febre amarela com o código correspondente do vírus zika. Para projetar a vacina, nós usamos uma nova tecnologia que desenvolvemos anteriormente em nosso laboratório e que possibilita produzir a vacina em fermentadores, em vez de em ovos de galinha fertilizados.

"Outra vantagem importante é que a vacina permanece estável mesmo em altas temperaturas, o que faz muita diferença para uma vacina que também se destina a ser utilizada nos cantos mais remotos das áreas tropicais e subtropicais," disse Neyts.

A vacina mostrou-se eficaz em camundongos prenhes. Os filhotes das mães vacinadas desenvolveram-se normalmente e o vírus também não foi encontrado em seus cérebros ou outros órgãos.

"Essa proteção completa é notável," disse o Dr. Kai Dallmeier, membro da equipe: "Agora pretendemos desenvolver ainda mais a vacina, que poderá então ser usada para vacinar rápida e efetivamente a população em caso de um novo surto do vírus zika. Isso deve evitar muito sofrimento".

Antes disso, porém, será necessário passar por todas as etapas de avaliação de segurança e, a seguir, de testes em humanos.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.