22/10/2020

Ver natureza em realidade virtual aumenta o bem-estar

Redação do Diário da Saúde
Ver natureza em realidade virtual aumenta o bem-estar
Além de combater as emoções negativas - igual ao que ocorreu na TV - a realidade virtual melhorou as emoções positivas. [Imagem: N.L.Yeo et al. - 10.1016/j.jenvp.2020.101500]

Natureza ao vivo e virtual

É bem documentado que a natureza faz bem à saúde.

E nem é preciso ir muito longe, uma vez que filmes de natureza melhoram sua autoimagem e assistir a programas de alta qualidade na TV pode melhorar o humor, reduzir as emoções negativas e ajudar a aliviar o tipo de tédio associado ao isolamento em ambientes fechados.

A notícia inesperada é que vivenciar a natureza na realidade virtual pode trazer benefícios ainda maiores, aumentando os sentimentos positivos e aumentando a conexão das pessoas com o mundo natural.

Interação com a natureza

Em condições de laboratório, pesquisadores da Universidade de Exeter (Reino Unido) primeiro induziram sentimentos de tédio em 96 voluntários, pedindo-lhes que assistissem a um vídeo no qual uma pessoa descrevia, de forma particularmente entediante, seu hipotético trabalho sem sentido em um escritório.

A seguir, eles assistiram cenas de um recife de coral subaquático em uma de três maneiras diferentes: na TV, em um óculos de realidade virtual, com vídeo em 360 graus, e em um óculos de realidade virtual usando gráficos interativos gerados por computador.

Todos os métodos de visualização minimizaram os sentimentos negativos, como tristeza, além de reduzir significativamente o tédio.

No entanto, apenas a experiência de realidade virtual interativa levou a aumentos de sentimentos positivos, como felicidade, e fortaleceu como as pessoas se sentiam conectadas à natureza.

Melhorar o bem-estar e defender a natureza

"Nossos resultados mostram que simplesmente ver a natureza na TV pode ajudar a melhorar o humor das pessoas e combater o tédio. Com pessoas em todo o mundo enfrentando acesso limitado a ambientes externos por causa das quarentenas de covid-19, este estudo sugere que programas de natureza podem oferecer uma maneira acessível para as populações se beneficiarem de uma 'dose' de natureza digital," disse o professor Nicky Yeo.

"Estamos particularmente entusiasmados com os benefícios adicionais que experiências imersivas da natureza podem fornecer. A realidade virtual pode nos ajudar a aumentar o bem-estar das pessoas que não podem acessar prontamente o mundo natural, como aqueles em hospitais ou em cuidados de longa duração. Mas também pode ajudar a encorajar uma conexão mais profunda com a natureza em populações saudáveis, um mecanismo que pode promover comportamentos mais pró-ambientais e levar as pessoas a proteger e preservar a natureza no mundo real," disse o professor Mathew White.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.