20/12/2019

Você pode melhorar seus traços de personalidade - mas dá trabalho

Redação do Diário da Saúde
Você pode melhorar seus traços de personalidade - mas dá trabalho
Será que você será a mesma pessoa daqui a 50 anos?[Imagem: CC0 Public Domain/Pixabay]

Melhorar a si mesmo

Os traços de personalidade, identificados como neuroticismo, extroversão, abertura à experiência, simpatia e consciência, podem prever uma ampla gama de resultados importantes, incluindo a saúde, a felicidade e até a renda pessoal.

Por esse motivo, essas características podem representar um alvo importante para intervenções destinadas a melhorar o bem-estar humano.

"Pais, professores, empregadores e outros têm sempre tentado mudar a personalidade por causa de sua consciência implícita de que é bom transformar as pessoas em pessoas melhores," disse Christopher Hopwood, da Universidade da Califórnia em Davis (EUA).

A equipe acredita agora ter demonstrado que esses traços de personalidade podem mudar através de intervenções persistentes e grandes eventos da vida.

"Demonstramos que traços de caráter podem servir como preditores relativamente estáveis de sucesso e alvos acionáveis para mudanças e intervenções políticas," reafirmou a professora Wiebke Bleidorn, principal autora da pesquisa.

Como melhorar seu caráter

O estudo apresenta fortes evidências sugerindo que os traços de personalidade são amplos o suficiente para explicar uma ampla gama de comportamentos socialmente importantes em níveis que superam os preditores conhecidos e que esses traços podem mudar, especialmente em pessoas de determinadas idades e que são capazes de manter um esforço sustentado.

No entanto, em termos estatísticos, esses traços de personalidade também permanecem relativamente estáveis ao longo do tempo.

No geral, a conclusão da equipe é que, embora possam mudar, as características do caráter não são fáceis de mudar.

Para conseguir resultados, o momento da ação e o esforço são cruciais.

O neuroticismo e a consciência, por exemplo, podem representar bons alvos de intervenção na idade adulta jovem. E certas intervenções - especialmente aquelas que exigem persistência e comprometimento a longo prazo - podem ser mais eficazes entre pessoas conscientes e emocionalmente estáveis.

Também é importante considerar fatores motivacionais, pois o sucesso é mais provável se as pessoas estiverem motivadas e acharem que a mudança é viável, dizem os pesquisadores.

Assim, é improvável que investimentos em intervenções em larga escala sejam recompensados porque as intervenções precisam levar em conta os traços de personalidade de cada envolvido individualmente.

"Por esse motivo, seria útil que os formuladores de políticas públicas pensassem mais explicitamente sobre o que é necessário para mudar a personalidade para melhorar o bem-estar pessoal e público, os custos e benefícios de tais intervenções e os recursos necessários para alcançar os melhores resultados, sendo ambos embasados por evidências sobre traços de personalidade," afirmam os pesquisadores.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.