Ver:

 Temas
 Enfermidades





RSS Diário da Saúde

Twitter do Diário da Saúde

12/09/2012

Acidente com césio 137 completa 25 anos

Com informações do MCT

Triste lembrança

A Comissão Nacional de Energia Nuclear iniciará nesta quarta-feira um evento para lembrar o acidente com o césio 137, ocorrido em Goiânia (GO).

Maior acidente radiológico do mundo, o episódio poderá ser mais conhecido pelo público, que receberá informações a respeito, inclusive sobre os avanços obtidos nos últimos 25 anos no que se refere ao controle de fontes radioativas, atendimento a emergências, educação ambiental e novas aplicações da energia nuclear em benefício da sociedade.

O evento, que vai até a sexta-feira (14), será realizado no Centro Regional de Ciências Nucleares do Centro-Oeste (CRCN-CO), no Parque Estadual Telma Ortegal, em Abadia de Goiás (GO).

Acidente com o césio 137

Das 271 pessoas contaminadas pelo acidente com o césio 137, em Goiânia, em 13 de setembro de 1987, 112.800 foram monitoradas e 28 tiveram danos associados à radiação.

Dentre as mais afetadas, 20 foram hospitalizados, quatro sofreram danos na medula óssea, oito tiveram síndrome de radiação aguda e os quatro faleceram.

O acidente ocorreu quando dois rapazes encontraram em uma clínica radiológica um aparelho abandonado, utilizado em seções de radioterapia, e o desmontaram.

A contaminação ocorreu quando eles levaram a cápsula de césio 137 para uma área residencial da capital goiana.


Ver mais notícias sobre os temas:

Contaminação

Acidentes

Saúde Pública

Ver todos os temas

Mais lidas na semana:

Nanoestrelas matam bactérias sem desenvolver resistência

Ciência começa a entender eficácia da Medicina Chinesa contra o câncer

O que é melhor: Meditação ou Férias?

Carne e barbatana de tubarão contêm altos níveis de neurotoxinas

Dor de cabeça: Conheça aquelas que exigem tratamento