09/04/2024

Mapas corporais mostram onde você sente a música

Redação do Diário da Saúde
Mapas corporais mostram onde você sente a música
Os participantes não relataram sensações fortes nos membros, mas sim em alguns dos principais órgãos do corpo, nomeadamente o cérebro, o coração e o abdômen.
[Imagem: Nicola Burghall]

Mapa da música no corpo

Uma música que nos surpreende é mais sentida no coração, enquanto uma música que corresponde às nossas expectativas, parecendo-se com as de que gostamos, são sentidas mais amplamente pelo corpo.

Um trio de pesquisadores da Universidade de Tóquio (Japão) tocou oito músicas curtas, compostas de apenas quatro acordes cada uma, para mais de 500 voluntários. Cada música tinha uma mistura variada de progressões de acordes catalogadas como surpreendentes e não surpreendentes, e certas e incertas - os trechos foram compostos com base em 890 músicas das paradas musicais da Billboard dos EUA.

Seguindo uma tendência crescente nas pesquisas científicas, os pesquisadores partiram então para criar mapas corporais, parecidos com mapas de calor, que já foram usados para mensurar sentimentos, mapear as emoções e até mostrar onde o amor aquece.

Os participantes relataram como as músicas os faziam sentir e qual parte do corpo era mais afetada, o que permitiu criar mapas das sensações induzidas pela música. Esses mapas mostram que as sequências de acordes são sentidas em partes específicas do corpo, principalmente no coração e no abdômen.

"A música não é apenas algo que ouvimos com os nossos ouvidos; é uma experiência sentida por todo o corpo. Acho que esta sensação de corpo inteiro é o que realmente define a música," disse o professor Tatsuya Daikoku. "Esta pesquisa oferece insights sobre como as experiências musicais estão intrinsecamente ligadas aos nossos corpos. Ela é promissora para contribuir para o uso da música no alívio do estresse e na melhoria da saúde mental."

Mapas corporais mostram onde você sente a música
Os participantes clicaram em uma imagem do corpo para mostrar onde mais sentiam a música. Quanto mais cliques, mais forte será a sensação (mostrada pelo gradiente de azul claro a vermelho forte).
[Imagem: Daikoku et al. - 10.1016/j.isci.2024.109498]

Interocepção musical

As sensações mais fortes no coração foram sentidas quando os três primeiros acordes foram tocados com baixa surpresa e baixa incerteza, mas o quarto acorde final provocou alta surpresa e baixa incerteza. Os pesquisadores afirmam que as sensações mais fortes que essa sequência produz no coração parecem estar intimamente ligadas a sensações de prazer mais fortes.

Já músicas que se parecem com o estilo já conhecido trouxeram mais sentimentos de calma e satisfação, sem maiores "impactos".

Estes resultados podem ter aplicações úteis no uso da música para melhorar o bem-estar e na musicoterapia.

Os pesquisadores propõem que as emoções e sensações inspiradas pela música estão ligadas à interocepção musical, ou seja, todos os sentidos provenientes do corpo. Eles sugerem que esta experiência está ligada ao bem-estar mental. Em estudos futuros, eles esperam explorar como os mapas de sensações corporais que montaram se relacionam com as respostas fisiológicas à música, como mudanças na frequência cardíaca de uma pessoa.

Checagem com artigo científico:

Artigo: Bodily Maps of Uncertainty and Surprise in Musical Chord Progression and the Underlying Emotional Response
Autores: Tatsuya Daikoku, Masaki Tanaka, Shigeto Yamawaki
Publicação: iScience
DOI: 10.1016/j.isci.2024.109498
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Emoções

Coração

Audição

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.