20/07/2017

Acupuntura alivia dor também em pacientes na emergência

Redação do Diário da Saúde
Acupuntura alivia dor também em pacientes na emergência
A dor é a razão mais comum para as pessoas acorrerem aos postos de emergência, mas frequentemente a situação não é administrada de forma adequada.
[Imagem: CC0 Public Domain/Pixabay]

Acupuntura na emergência

O maior ensaio clínico randomizado e controlado já realizado para avaliar o uso da acupuntura em serviços médicos de emergência constatou que o tratamento é, para alguns pacientes, uma alternativa segura e efetiva aos medicamentos tradicionais para aliviar a dor.

Coordenado pela Universidade RMIT e realizado nos departamentos de emergência de quatro hospitais de Melbourne (Austrália), o estudo descobriu que a acupuntura foi tão efetiva quanto os analgésicos, proporcionando alívio a longo prazo para pacientes que vieram à emergência com dor considerável.

"Embora a acupuntura seja amplamente utilizada por profissionais em ambientes comunitários para tratar a dor, ela raramente é usada em serviços de emergência hospitalar," disse o professor Marc Cohen, coordenador do ensaio.

Mas o ensaio clínico também mostrou que a gestão da dor continua a ser um problema crítico, sem nenhum tratamento que ofereça alívio imediato adequado.

Como lidar com a dor

O professor Marc Cohen afirma que a dor é a razão mais comum para as pessoas acorrerem aos postos de emergência, mas frequentemente a situação não é administrada de forma adequada.

"Os enfermeiros e médicos da emergência precisam de uma variedade de opções de alívio da dor ao tratar os pacientes, tendo em conta as preocupações em torno dos opioides, como a morfina, que levam consigo o risco de dependência quando usados a longo prazo.

"Nosso estudo mostrou que a acupuntura é uma alternativa viável e seria especialmente benéfica para os pacientes que não conseguem tomar medicamentos padrão para aliviar a dor devido a outras condições médicas.

"Mas está claro que precisamos de mais pesquisas para desenvolver melhores abordagens médicas para o gerenciamento da dor, já que o estudo também mostrou que os pacientes inicialmente permaneceram com alguma dor, independentemente do tratamento que eles receberam," detalhou Cohen.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Acupuntura

Dores Crônicas

Atendimento Médico-Hospitalar

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.