25/09/2017

Adesivo de papel monitora glicose durante exercícios

Redação do Diário da Saúde
Adesivo de papel monitora glicose durante exercícios
O sensor gera sua própria energia e mostra os resultados como códigos de cores.
[Imagem: Seokheun Choi/Binghamton University]

Hipoglicemia

Este pequeno adesivo feito de papel permite que os diabéticos meçam efetivamente seus níveis de glicose durante as atividades físicas.

Embora a atividade física regular seja costumeiramente recomendada também para esses pacientes, ninguém vai querer sair para caminhar levando lancetas, cotonetes de álcool e um glicômetro relativamente grande - os métodos mais difundidos hoje para o autoteste de glicose envolvem uma picada para realizar um exame de sangue.

Igualmente, nenhum paciente quer correr o risco de sofrer uma hipoglicemia durante os exercícios.

Este novo curativo descartável, que gera sua própria energia, permite o monitoramento não-invasivo da glicose analisando o suor.

"O sensor de papel se liga diretamente à pele, absorve o suor para um reservatório onde a energia química é convertida em energia elétrica, e monitora a glicose sem fonte de energia externa ou instrumentos de leitura sofisticados," disse o professor Seokheun Choi, da Universidade Binghamton (EUA), que coordenou o desenvolvimento do novo teste.

Monitoramento da glicose pelo suor

O monitoramento da glicose a partir do suor é interessante para gerenciar a hipoglicemia induzida pelo exercício físico porque a medição é realizada durante ou imediatamente após o exercício, quando há suor suficiente para obter uma amostra adequada.

Isso resolve as deficiências dos sensores de transpiração desenvolvidos anteriormente, que podem não oferecer um monitoramento preciso pela dificuldade de coleta de suor suficiente para análise, pela evaporação da amostra e pelo tempo relativamente longo necessário para a coleta.

O aparelho está em fase de desenvolvimento e ainda não há previsão de sua colocação no mercado.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Exames

Atividades Físicas

Cuidados com a Pele

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.