Ver:

 Temas
 Enfermidades





RSS Diário da Saúde

Twitter do Diário da Saúde

07/10/2013

Alteração genética é feita por raios laser

Site Inovação Tecnológica
Laser insere gene em células individuais
"O que é mais fantástico é que tudo isso acontece em uma única célula." [Imagem: Gwangju Institute of Science and Technology]

Transfecção

Você certamente já ouviu falar de terapia genética, engenharia genética, animais e plantas geneticamente modificados e etc.

Mas você já parou para pensar como é que os pesquisadores manipulam os genes?

O termo técnico para a inserção de um gene exógeno em uma célula é transfecção.

Há muitos métodos para realizar a transfecção, mas todos tendem a ser complicados e destrutivos, não permitindo um controle preciso sobre a inserção do DNA, obrigando os pesquisadores a destruir um grande número das células até finalmente acertar em uma.

Na prática, o que eles fazem é trabalhar com aglomerados de células, selecionando estatisticamente aquelas que devem ter recebido o gene.

Transfecção óptica

Agora, Muhammad Waleed e seus colegas do Instituto de Ciência e Tecnologia de Gwangju, na Coreia do Sul, usaram luz para criar a técnica mais precisa para inserir DNA nas células disponível até agora.

A molécula de DNA com o gene desejado é colocada sobre a célula, funcionando como guia para o disparo de um laser que emite pulsos, fazendo um furo microscópico bem ao seu lado.

A seguir, pinças ópticas capturam a partícula e enfiam-no pelo furo.

Pinças ópticas são manipuladores de luz gerados pelo campo eletromagnético de um segundo laser - elas funcionam de forma parecida com os raios tratores vistos nos filmes de ficção científica.

"O que é mais fantástico é que tudo isso acontece em uma única célula," comenta o professor Yong-Gu Lee, orientador do estudo. "Até hoje, a transfecção de genes vem sendo realizada em uma grande quantidade de aglomerados de células, e o resultado é calculado como uma média estatística, sem observações em células individuais."

Segundo o pesquisador, com a técnica de transfecção óptica, "você pode colocar um gene em uma célula, outro gene numa outra célula, e nenhum gene em uma terceira. Então você pode estudar exatamente como [esse gene] funciona."

Fonte: Laser insere gene em células individuais


Ver mais notícias sobre os temas:

Genética

Exames

Nanotecnologia

Ver todos os temas

Mais lidas na semana:

O que é melhor: Meditação ou Férias?

Os muitos mitos sobre as Dores nas Costas

Carne e barbatana de tubarão contêm altos níveis de neurotoxinas

Dor de cabeça: Conheça aquelas que exigem tratamento

Medicamento desenvolvido no Brasil combate origem da hipertensão