Ver:

 Temas
 Enfermidades





RSS Diário da Saúde

Twitter do Diário da Saúde

10/05/2013

Médicos desenvolvem alternativa à cirurgia bariátrica

Redação do Diário da Saúde

Um procedimento que teve sucesso em escala experimental pode se tornar uma alternativa menos invasiva à cirurgia bariátrica para perda de peso.

Os cientistas usaram um catéter para redirecionar o fluxo da bile do duto biliar para o intestino delgado.

Isto produziu os mesmos benefícios metabólicos e de perda de peso que as cirurgias bariátricas, como o chamado bypass gástrico, ou ponte gástrica.

O procedimento, chamado de desvio da bile, foi testado com sucesso em animais de laboratório obesos.

"Nossos resultados fornecem evidências convincentes de que a manipulação dos ácidos biliares é suficiente para recriar os principais efeitos dos procedimentos bariátricos, incluindo o bypass gástrico, e pode ser especialmente benéfico para as pessoas com disfunção hepática relacionada com a obesidade," disse Rohit Kohli, médico e pesquisador do Centro Médico do Hospital Infantil de Cincinnati (EUA).

"Isso pode levar a novas formas de tratar condições relacionadas com a obesidade," completou.

Desvio biliar

A cirurgia bariátrica tem-se tornado uma importante opção terapêutica para a obesidade mórbida e para doenças hepáticas não alcoólicas, como o chamado fígado gorduroso. Cirurgias de bypass gástrico estão associadas à perda de peso sustentada e à redução da mortalidade global dos pacientes.

Ainda assim, o procedimento é invasivo e envolve a alteração da anatomia gastrointestinal dos pacientes, trazendo consigo riscos médicos.

O novo procedimento é mais simples.

Os ratos submetidos ao desvio biliar apresentaram níveis elevados de ácidos biliares no sangue, uma crescente perda de peso, diminuição da massa gorda, uma melhor tolerância à glucose e redução de gordura no fígado.

O Dr. Kohli afirma que os pesquisadores vão usar estas descobertas para explorar ainda mais como o desvio da bile e o aumento dos ácidos biliares no sangue controlam as vias de sinalização molecular para produzir uma melhoria metabólica e a perda de peso.

Embora enfatizando que uma extensa pesquisa adicional ainda seja necessária, Kohli afirma que o objetivo é desenvolver tratamentos que possam produzir os mesmos benefícios da cirurgia bariátrica sem que os pacientes tenham que passar por procedimentos cirúrgicos que alterem a anatomia intestinal.


Ver mais notícias sobre os temas:

Obesidade

Cirurgias

Dietas e Emagrecimento

Ver todos os temas

Mais lidas na semana:

Nanoestrelas matam bactérias sem desenvolver resistência

Ciência começa a entender eficácia da Medicina Chinesa contra o câncer

O que é melhor: Meditação ou Férias?

Carne e barbatana de tubarão contêm altos níveis de neurotoxinas

Dor de cabeça: Conheça aquelas que exigem tratamento