Cientistas descobrem superantibiótico em sangue de pandas

Antibiótico natural

Ao analisar o DNA do panda gigante, cientistas chineses identificaram um poderoso antibiótico até agora desconhecido.

O poderoso antibiótico, capaz de matar bactérias e fungos, foi descoberto por pesquisadores da Universidade Agrícola de Nanjing.

A substância, encontrada na corrente sanguínea desses mamíferos, pode se tornar a base para a criação de uma nova geração de medicamentos antibacterianos.

A substância, chamada catelicidina-AM, é liberada pelo sistema imunológico desse tipo de urso em estado selvagem, especialmente para protegê-los de infecções.

Resistência a antibióticos

Segundo o Dr. Xiuwen Yan, responsável pelo estudo, o catelicidina-AM "revelou uma atividade potencial antimicrobiana contra um amplo espectro de microrganismos, incluindo bactérias e fungos, tanto em suas versões comuns como nas variantes resistentes aos medicamentos."

A ideia agora é desenvolver a substância como um novo remédio contra superbactérias ou como antisséptico para limpar superfícies e utensílios.

Os cientistas acreditam que existam outros compostos a serem descobertos no genoma dos pandas.


Ver mais notícias sobre os temas:

Desenvolvimento de Medicamentos

Medicamentos Naturais

Sistema Imunológico

Ver todos os temas >>   


  

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2016 www.diariodasaude.com.br. Conteúdo publicado sob licença de www.sciencetolife.com. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.