15/09/2022

Aparelho identifica vírus sem precisar ir ao laboratório

Redação do Diário da Saúde
Aparelho identifica vírus sem precisar ir ao laboratório
O aparelho já está em testes de campo.
[Imagem: Coronadx]

Exame preciso com resultado na hora

Pesquisadores do consórcio CORONADX, um projeto de pesquisa que inclui cientistas da Áustria, China, Suécia e Itália, desenvolveram um aparelho portátil, chamado PathPod, para detectar casos positivos de covid-19 no local, sem precisar enviar amostras para um laboratório.

O sistema de testagem tem a precisão de um teste molecular e a velocidade de um kit de antígeno.

Para isso, a amostra do paciente é colocada em um cartucho e carregado na máquina de teste. Dentro de uma hora, os resultados são mostrados na tela.

"O sistema pode ser operado em qualquer lugar, é alimentado por bateria e basicamente pode ser operado por qualquer pessoa com um mínimo de treinamento," disse o Dr. Mogens Madsen, da Universidade Técnica Dinamarquesa.

Hoje, o padrão-ouro na detecção e isolamento de casos de covid-19 é o teste genético PCR. Mas este é um exame mais caro que os testes de antígeno e depende de um laboratório, o que significa que pode levar horas ou até dias para se obter o resultado.

Por isso a maioria das pessoas se voltou para os testes antigênicos, vendidos em farmácias, mas eles são muito menos precisos.

O novo aparelho é baseado na tecnologia "laboratório em um chip", um minúsculo laboratório automatizado construído dentro de uma pastilha de vidro do tamanho de um chip de computador.

Além disso, o sistema poderá ser usado para detecção rápida de vírus além da pandemia atual, uma vez que o microlaboratório no chip pode ser adaptado a outros patógenos.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Exames

Vírus

Prevenção

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.