29/03/2023

Admirar a arte evoca sentimentos e sensações no corpo

Redação do Diário da Saúde
Admirar a arte evoca sentimentos e sensações no corpo
A imagem mostra as sensações corporais evocadas pela arte (A), bem como as áreas mais interessantes das pinturas (B) e os movimentos oculares durante a visualização da arte (C).
[Imagem: Lauri Nummenmaa]

Que emoções a arte produz?

As pessoas em todo o mundo são atraídas pela arte, seja para criar suas próprias peças ou admirar obras em um museu.

Associado a isto, as emoções humanas costumam ser um assunto central quando se trata de analisar as artes, sejam nas visuais, na música, na dança ou mesmo na admiração da beleza de uma peça de tricô feita em casa e mostrada às amigas.

Mas, se acreditamos saber bem qual é a emoção que a visão de uma pessoa amada suscita, que emoções são essas que emergem pela interação com a arte, e qual é o seu mecanismo?

Lauri Nummenmaa e Riitta Hari, da Universidade de Turku (Finlândia) queriam descobrir isto e então monitoraram 1186 de voluntários de diferentes países conforme eles admiravam obras de arte - foram mais de 300 obras de arte diferentes.

Emoções associadas à arte

As duas pesquisadoras rastrearam os movimentos dos olhos dos participantes, montaram mapas de calor das zonas de atenção em cada quadro ou peça de arte e recolheram os relatos dos próprios voluntários sobre suas emoções e onde no corpo eles as sentiam.

"Ver a arte evocou muitos tipos diferentes de sentimentos e emoções nas pessoas. Embora muitas das peças tratassem de temas tristes ou assustadores, as emoções que as pessoas experimentaram foram principalmente positivas. As sensações corporais evocadas pela arte também contribuíram para as emoções: Quanto mais forte era a reação do corpo à obra de arte, mais fortes eram as emoções experimentadas pela pessoa," disse Nummenmaa.

As figuras humanas retratadas nos quadros foram as partes que mais atraíram a atenção. "As pessoas têm a tendência de empatizar com as emoções umas das outras e provavelmente esse também é o caso quando vemos figuras humanas na arte. As emoções humanas apresentadas nas obras de arte podem ser absorvidas pelo espectador despercebidas, por meio do chamado espelhamento," sugeriu Hari.

"Nossos resultados sugerem que nossos corpos têm um papel significativo na experiência estética. As sensações corporais podem atrair as pessoas para a arte: A arte evoca sentimentos no corpo, e tal estimulação dos centros de prazer do corpo é agradável para o observador. É por isso que as emoções e sensações corporais evocadas pela arte podem ser utilizadas, por exemplo, na reabilitação e cuidados de saúde mental," resumiu Nummenmaa.

Checagem com artigo científico:

Artigo: Bodily feelings and aesthetic experience of art
Autores: Lauri Nummenmaa, Riitta Hari
Publicação: Cognition & Emotion
DOI: 10.1080/02699931.2023.2183180
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Emoções

Sentimentos

Espiritualidade

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.