Ver:

 Temas
 Enfermidades





RSS Diário da Saúde

Twitter do Diário da Saúde

08/08/2016

Atualizada caracterização da Síndrome Congênita do Zika

Com informações da OPAS

Síndrome Congênita do Zika

A Organização Mundial da Saúde atualizou a caracterização preliminar da Síndrome Congênita do Zika, um conceito criado pelos médicos depois que eles se deram conta de que os danos aos bebês causados pelo zika vão além da microcefalia.

O braço continental da OMS, a OPAS (Organização Pan-Americana da Saúde), está liderando o processo de agrupamento e revisão das evidências para definir claramente esses efeitos e atualizará a descrição sempre que mais evidências forem produzidas.

Além dos sinais conhecidos anteriormente, como microcefalia e distúrbios no cérebro, foram identificados outros aspectos relacionados a análises clínicas, laboratoriais e de imagens, de desenvolvimento psicomotor e físicos.

Essas características englobam epilepsia, deficiências auditivas e visuais e desenvolvimento psicomotor, bem como efeitos sobre os ossos e as articulações, ou o sistema osteoarticular.

Trabalho incrível

As informações sobre as complicações decorrentes da infecção pelo vírus zika ainda são limitadas, havendo mesmo sérias dúvidas se a infecção do zika é a real causa da microcefalia.

Por isto, a OPAS e a OMS estão incentivando o compartilhamento dos dados sobre diagnóstico, descrição, consequências, processos físicos e dados coletados por médicos em seus consultórios.

A entidade está se ocupando também com os cuidados a serem oferecidos às crianças afetadas pelo zika e às suas famílias.

"Tivemos a oportunidade de ir ao IMIP (Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira), em Pernambuco, e ver o trabalho excelente, incrível, que eles estão fazendo no acompanhamento e cuidado das crianças com microcefalia. É importante levar esse trabalho a outras partes do Brasil e do mundo", disse Andres de Francisco, da OPAS. "Também devemos lembrar que o zika não é a única causa de microcefalia e a microcefalia não é o único possível sinal de zika."


Ver mais notícias sobre os temas:

Epidemias

Diagnósticos

Neurociências

Ver todos os temas

Mais lidas na semana:

Ultrassom no 1º trimestre de gravidez pode agravar autismo

Os muitos mitos sobre as Dores nas Costas

Carne e barbatana de tubarão contêm altos níveis de neurotoxinas

Dor de cabeça: Conheça aquelas que exigem tratamento

Medicamento desenvolvido no Brasil combate origem da hipertensão