Ver:

 Temas
 Enfermidades





RSS Diário da Saúde

Twitter do Diário da Saúde

21/07/2015

Aumento do tamanho da próstata é normal

Com informações da Agência Brasil
Aumento do tamanho da próstata é normal
"É um processo paulatino de envelhecimento. Assim como os cabelos vão embranquecendo, as rugas vão aparecendo, a próstata vai aumentando." [Imagem: Divulgação/Sociedade Brasileira de Urologia]

Processo normal

"O aumento da próstata [acontece] por causa de um tumor benigno. Não é câncer," esclarece Alfredo Canalini, diretor da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU).

O médico explica que a prevalência desse aumento da próstata é maior de acordo com a faixa etária: 90% dos homens entre 81 e 90 anos registram esse aumento.

"É um processo paulatino de envelhecimento. Assim como os cabelos vão embranquecendo, as rugas vão aparecendo, a próstata vai aumentando", observou.

Quando esse aumento não influencia o funcionamento da uretra, dificultando o ato de urinar, o aumento de volume da próstata não traz nenhuma consequência negativa para o homem e dispensa tratamentos.

Dificuldade de urinar

A próstata é uma glândula do aparelho reprodutor masculino, localizada abaixo da bexiga.

Como a uretra atravessa essa glândula, quando a próstata cresce, ela pode prejudicar o processo de esvaziamento da bexiga na hora de urinar. Mas isso não acontece com todos os homens.

"Somente 40% dos homens que apresentam aumento volumétrico da próstata vão ter algum tipo de problema para urinar," acrescentou.

Os demais 60% dos homens que apresentam a condição não registram sintoma decorrente do aumento da próstata, por isso não precisam tomar remédio nem fazer cirurgia.

Tratamentos

"Mas quando o paciente começa a ter problema para urinar, o tratamento tem que ser feito", disse Canalini.

O tratamento atualmente é oferecido pelos urologistas com base em alguns parâmetros, como a intensidade dos sintomas, o tamanho da próstata e o nível de PSA, uma enzima que pode indicar a existência de um tumor, que poderá ser benigno ou não.

"Geralmente, o homem que tem o PSA acima de 1,5 e que não é portador de câncer de próstata tende a ter piora dos sintomas ao longo da vida. Às vezes, esse paciente tem que começar um tratamento precoce", finalizou.


Ver mais notícias sobre os temas:

Saúde do Homem

Sexualidade

Prevenção

Ver todos os temas

Mais lidas na semana:

Dor de cabeça: Conheça aquelas que exigem tratamento

Vacina contra dengue pode fazer mais mal que bem em alguns locais

Os muitos mitos sobre as Dores nas Costas

Medicamento desenvolvido no Brasil combate origem da hipertensão

Carne vermelha todo dia faz mal? Especificamente que mal?