26/12/2022

Criado um batom antimicrobiano, antiviral e antifúngico

Redação do Diário da Saúde
Criado um batom antimicrobiano, antiviral e antifúngico
A adição do extrato de arando torna o batom capaz de combater vírus, bactérias e um tipo de fungo.
[Imagem: Alberto Tuñón-Molina et al. - 10.1021/acsami.2c19460]

Batom com cranberry

O batom pode aumentar a confiança, realçar uma fantasia e evitar que os lábios rachem. Mas compartilhar esse instrumento tão querido das mulheres com uma amiga ou membro da família também pode espalhar infecções.

Assim, Alberto Molina e seus colegas da Universidade Católica de Valência (Espanha) se propuserem a desenvolver um batom que já venha com propriedades antimicrobianas.

A equipe conseguiu isto adicionando a uma formulação comum de batom um extrato de arando, também conhecido como airela ou oxicoco, ou pelo seu nome em inglês cranberry.

O creme vermelho escuro extraído das frutinhas inativa rapidamente vírus, bactérias e fungos causadores de doenças, bastando que os patógenos entrem em contato com o creme - o efeito antimicrobiano do arando já é bem documentado por diversas pesquisas.

Batom antimicrobiano, antiviral e antifúngico

Molina misturou o extrato de arando em uma base de creme de batom, que continha manteiga de karité, vitamina E, provitamina B5, óleo de babaçu e óleo de abacate.

Para testar os efeitos, o creme avermelhado foi adicionado a culturas contendo diferentes vírus, bactérias e uma espécie de fungo.

Tanto os vírus envelopados quanto os não envelopados foram completamente inativados dentro de um minuto de contato com o creme contendo arando.

E as bactérias multirresistentes, micobactérias e fungos foram substancialmente inativados cinco horas após a aplicação do creme.

Os pesquisadores sugerem que sua nova fórmula de batom pode oferecer proteção contra uma variedade de microrganismos causadores de doenças. Agora eles esperam parcerias da indústria para que o batom antimicrobiano chegue ao mercado.

Checagem com artigo científico:

Artigo: Antimicrobial Lipstick: Bio-based Composition against Viruses, Bacteria, and Fungi
Autores: Alberto Tuñón-Molina, Alba Cano-Vicent, Ángel Serrano-Aroca
Publicação: ACS Applied Materials & Interfaces
DOI: 10.1021/acsami.2c19460
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Higiene Pessoal

Saúde da Mulher

Saúde Bucal

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.