05/04/2017

Brasileiros não precisam se preocupar com arsênio no arroz

Com informações da BBC

Arroz de Bangladesh

Classificado como cancerígeno pela Iarc (Agência Internacional para a Pesquisa sobre Câncer, na sigla em inglês), órgão da OMS (Organização Mundial da Saúde), o arsênio tem causado polêmica quando o assunto é alimentação.

O debate voltou à tona depois que a rede britânica BBC veiculou uma reportagem mostrando como os moradores do Reino Unido poderiam tentar diminuir a quantidade da substância no arroz - como deixar os grãos na água durante a noite, por exemplo.

A preocupação dos especialistas consultados pelo programa não foi exagerada: boa parte do arroz consumido no Reino Unido vem de Bangladesh - o arroz e outros alimentos importados de Bangladesh possuem três vezes mais arsênio do que os cultivados no próprio Reino Unido.

Arroz seguro

Essa realidade, porém, é bem diferente da brasileira.

O INCQS (Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde), ligado à Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), testou recentemente 193 amostras de arroz produzido Brasil e todas estavam abaixo do limite de arsênio permitido: 0,3 miligrama (mg) por quilo de alimento.

O limite é estabelecido pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) em sintonia com as normas recomendadas pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO, em inglês).

"Por que a gente tem uma preocupação com o arroz? Por que, no Brasil, a gente tem um grande consumo de arroz. Qualquer possível contaminação estaria expondo a população", explicou Ligia Schreiner, gerente de avaliação de risco e eficácia em alimentos da Anvisa.

Assim como a Anvisa, pesquisadores da USP (Universidade de São Paulo) concluíram que o arroz brasileiro é seguro para consumo.

A maior parte do arroz consumido no Brasil é cultivada no Rio Grande do Sul: 72 %. "Os solos do Estado são bastante antigos, é uma formação não vulcânica, as rochas que originaram nossos solos do RS não possuem arsênio na sua composição", explica Henrique Dornelles, presidente da Federarroz (Federação das Associações de Arrozeiros do RS).

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Contaminação

Alimentação e Nutrição

Conservação de Alimentos

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.