Ver:

 Temas
 Enfermidades





RSS Diário da Saúde

Twitter do Diário da Saúde

15/09/2011

Brócolis picante reforça efeito anti-câncer

Redação do Diário da Saúde
Brócolis com pimenta reforça efeito anti-câncer
Dar uma apimentada no brócolis também garante que a absorção dos compostos ocorra na parte superior do sistema digestivo, onde eles trazem o benefício máximo à saúde. [Imagem: Wikipedia]

Efeito picante

Temperar o brócolis fresco com uma comida picante que contenha a enzima mirosinase aumenta significativamente o poder que cada um desses alimentos já tem naturalmente para prevenir o câncer.

Dar uma apimentada no brócolis também garante que a absorção dos compostos ocorra na parte superior do sistema digestivo, onde eles trazem o benefício máximo à saúde.

"Para obter este efeito, apimente seu brócolis com brotos de brócolis, mostarda, rábano ou wasabi. Quanto mais picante, melhor," diz a Dra. Elizabeth Jeffery, da Universidade de Illinois (EUA), responsável pelo estudo.

Brócolis levemente cozido

Quando brotos de brócolis frescos foram comidos com pó de brócolis, os cientistas detectaram compostos bioativos no sangue dos voluntários apenas 30 minutos depois.

Estes compostos bioativos no sangue atingiram um pico em três horas, atingindo níveis muito mais elevados do que quando os alimentos foram comidos isoladamente.

Não é nenhum segredo que muitas pessoas "cozinham os benefícios" do brócolis, em vez de cozinhá-lo levemente - de 2 a 4 minutos - para proteger suas propriedades saudáveis.

"No entanto, este estudo mostra que, mesmo que o brócolis seja cozido demais, você ainda pode aumentar seus benefícios juntando-o com outro alimento que contenha mirosinase," disse Jeffery.

Mirosinase

A mirosinase é a enzima necessária para formar o sulforafano, o componente do vegetal que tem efeito preventivo contra o câncer.

Foi isto o que aconteceu com os brotos de brócolis fresco e o pó de brócolis comidos neste experimento: o pó não contém mirosinase, mas contém o precursor do agente anti-câncer sulforafano.

Consumidos juntos, os dois compostos se uniram e otimizaram o benefício anti-câncer.

Há outros alimentos que podem aumentar os benefícios do brócolis, se forem colocados juntos: rabanete, repolho, rúcula, agrião e couve de Bruxelas.

Recentemente o mesmo grupo descobriu que é possível aumentar o poder que o brócolis tem na prevenção do câncer atuando sobre a atividade das bactérias benéficas no cólon.


Ver mais notícias sobre os temas:

Alimentação e Nutrição

Medicamentos Naturais

Plantas Medicinais

Ver todos os temas

Mais lidas na semana:

Ultrassom no 1º trimestre de gravidez pode agravar autismo

Os muitos mitos sobre as Dores nas Costas

Carne e barbatana de tubarão contêm altos níveis de neurotoxinas

Dor de cabeça: Conheça aquelas que exigem tratamento

Medicamento desenvolvido no Brasil combate origem da hipertensão