19/06/2018

Café ajuda equipes a trabalharem em conjunto

Redação do Diário da Saúde
Café ajuda equipes a trabalharem em conjunto
O café antes do trabalho é bem mais do que uma convenção social.
[Imagem: OSU]

Café turbina trabalho em equipe

Um bom trabalho em equipe deve começar com uma xícara de café para todos.

Se não parece novidade, um grupo de psicólogos da Universidade do Estado de Ohio (EUA) mediu o quanto a xícara de café no começo da reunião faz diferença.

Após a dose de cafeína quente, as pessoas passaram a dar mais opiniões positivas sobre o desempenho do seu grupo em uma tarefa - e sobre a sua própria contribuição.

Um segundo experimento mostrou que as pessoas passaram a falar mais durante uma tarefa em equipe quando estavam sob a influência do café com cafeína - mas elas também se concentraram mais na tarefa do que seus colegas que beberam café descafeinado.

"Nós descobrimos que o aumento do estado de alerta foi o que levou aos resultados positivos para o desempenho da equipe. De forma nada surpreendente, as pessoas que bebiam café com cafeína tendiam a ficar mais alertas," resumiu o professor Amit Singh, que fez os experimentos juntamente com Vasu Unnava e Rao Unnava, da Universidade da Califórnia em Davis.

Manter a equipe alerta

Embora muitos estudos já tenham analisado como a cafeína afeta o desempenho individual, este é o primeiro a examinar o impacto que a bebida tem sobre equipes em condições de trabalho.

O resultado interessante foi que as pessoas que se classificaram como mais alertas - bebessem café com cafeína ou não - também tendiam a dar notas mais altas a si mesmas e aos membros do grupo.

Isto sugere que qualquer intervenção que aumente o estado de alerta também pode produzir resultados semelhantes. Ou seja, talvez o café possa ser substituído por exercícios antes da tarefa. A equipe afirma que pretende aferir isso a seguir.

Os resultados foram publicados no Journal of Psychopharmacology.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Trabalho e Emprego

Concentração

Mente

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.