31/01/2023

Café com leite tem efeito anti-inflamatório

Redação do Diário da Saúde
Café com leite tem efeito anti-inflamatório
As células imunológicas tratadas com a combinação de polifenóis e aminoácidos do café com leite foram duas vezes mais eficazes.
[Imagem: George Ion/Pixabay]

Café com leite contra inflamação

Será que algo tão simples quanto uma xícara de café com leite pode ter um efeito anti-inflamatório?

Aparentemente sim, de acordo com Jingyuan Liu e colegas da Universidade de Copenhague (Dinamarca).

E o segredo desse poder inesperado do café com leite está em uma combinação de proteínas e antioxidantes capaz de duplicar as propriedades anti-inflamatórias das células imunológicas dos seres humanos.

Sempre que bactérias, vírus e outras substâncias estranhas entram no corpo, nosso sistema imunológico reage, lançando glóbulos brancos e substâncias químicas para atacar os invasores. Essa reação, comumente conhecida como inflamação, também ocorre sempre que sobrecarregamos tendões e músculos, sendo ainda uma característica de algumas doenças, como a artrite reumatoide.

Antioxidantes conhecidos como polifenóis são encontrados naturalmente em humanos, plantas, frutas e vegetais. Esse grupo de antioxidantes também é utilizado pela indústria alimentícia para retardar a oxidação e deterioração da qualidade dos alimentos e, assim, evitar sabores desagradáveis e rancidez. Assim, os polifenóis ajudam a reduzir o estresse oxidativo no corpo, que dá origem à inflamação.

O que Liu e seus colegas queriam aprofundar era o que acontece quando os polifenóis reagem com outras moléculas, como as proteínas misturadas nos alimentos que consumimos, e quais os efeitos disto para as condições de saúde envolvendo processos inflamatórios.

Polifenóis com proteínas

É bem sabido que o café é risco em polifenóis, enquanto o leite é rico em proteínas. Os mesmos pesquisadores também já haviam demonstrado que os polifenóis se ligam a proteínas em produtos como carne, leite e cerveja.

A equipe então testou a humilde combinação de café com leite em células imunológicas, nas quais havia sido artificialmente induzida uma inflamação. Algumas das células receberam várias doses de polifenóis que reagiram com um aminoácido, enquanto outras receberam apenas polifenóis nas mesmas doses. Um grupo de controle não recebeu nada.

Os resultados mostraram que as células imunológicas tratadas com a combinação de polifenóis e aminoácidos do café com leite foram duas vezes mais eficazes no combate à inflamação do que as células às quais apenas polifenóis foram adicionados.

"No estudo, mostramos que, quando um polifenol reage com um aminoácido, seu efeito inibitório sobre a inflamação nas células imunológicas aumenta. Como tal, é claramente imaginável que esse coquetel também possa ter um efeito benéfico sobre a inflamação em humanos. Nós agora vamos investigar mais, inicialmente em animais. Depois disso, esperamos receber financiamento de pesquisa que nos permita estudar o efeito em humanos," disse a professora Marianne Lund, coordenadora da equipe.

Checagem com artigo científico:

Artigo: Phenolic Acid-Amino Acid Adducts Exert Distinct 2 Immunomodulatory Effects in Macrophages Compared to Parent 3 Phenolic Acids
Autores: Jingyuan Liu, Mahesha M. Poojary, Ling Zhu, Andrew R. Williams, Marianne N. Lund
Publicação: Journal of Agricultural and Food Chemistry
DOI: 10.1021/acs.jafc.2c06658
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Alimentação e Nutrição

Sistema Imunológico

Prevenção

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.