Ver:

 Temas
 Enfermidades





RSS Diário da Saúde

Twitter do Diário da Saúde

28/08/2015

Cartão SUS ganha versão digital e aplicativo para celular

Com informações da Agência Saúde

O Cartão SUS - que é a identidade do cidadão no Sistema Único de Saúde (SUS) - está agora a apenas um clique do cidadão e dos serviços de saúde de todo o país.

O aplicativo, chamado Cartão SUS Digital, disponibilizará ferramentas importantes, como o controle da aferição de pressão e medição de glicemia, o que é essencial para quem tem diabetes e hipertensão.

A ideia é que a população utilize o aplicativo e, com isso, traga economia aos cofres públicos - apenas em 2014, o Ministério da Saúde destinou R$ 4 milhões para a compra de mais de 13 milhões de cartões plásticos.

Alergias e emergências

O cidadão também poderá indicar se possui alguma alergia, informar se faz uso contínuo de medicamentos, adicionar contatos de emergência e compartilhar as informações com médicos por quem estejam sendo acompanhados, o que permite traçar o diagnóstico e ofertar o tratamento mais adequado ao histórico do paciente.

Ao preencher as informações, a ferramenta mostrará, com auxílio de gráficos, os últimos registros de pressão máxima e mínima, bem como a evolução das taxas de glicemia.

O aplicativo já está disponível para celulares com sistema operacional Android e a previsão é de que em novembro ele já esteja disponível na Apple Store.

Novos serviços serão disponibilizados nos próximos meses conforme o aplicativo vai recebendo novas versões.

Cartão SUS

O Cartão SUS possibilita a identificação dos usuários e, com isso, permite gerenciar o conjunto de atendimentos realizados a cada pessoa, onde quer que aconteçam.

Hoje, todo brasileiro com CPF válido possui o número do Cartão Nacional de Saúde, como consequência da integração da base de dados do cartão (CadSUS Web) com a Receita Federal.

As unidades da rede pública de saúde devem prestar atendimento à população independentemente da apresentação do cartão. Se o paciente não tiver o cartão (digital ou em mídia plástica) ou mesmo o número, o registro pode ser feito no momento do atendimento. Isso vale tanto para as unidades públicas como privadas.

Para descobrir o número do Cartão, o cidadão pode entrar no aplicativo, informando seu número de CPF e data de nascimento. Para quem ainda não possuir, o Cartão SUS é emitido pelas unidades de saúde pública que prestam atendimento ao cidadão nos estados e municípios.


Ver mais notícias sobre os temas:

Atendimento Médico-Hospitalar

Saúde Pública

Softwares

Ver todos os temas

Mais lidas na semana:

Carne e barbatana de tubarão contêm altos níveis de neurotoxinas

Os muitos mitos sobre as Dores nas Costas

Dor de cabeça: Conheça aquelas que exigem tratamento

Medicamento desenvolvido no Brasil combate origem da hipertensão

Carne vermelha todo dia faz mal? Especificamente que mal?