28/03/2013

Cérebro de adolescentes sofre mudanças dramáticas

Redação do Diário da Saúde
Cérebro de adolescentes sofre mudanças dramáticas
O cérebro dos adolescentes sofre mudanças dramáticas durante a passagem para a vida adulta.
[Imagem: UCDMC/UCDavis]

Complicações da vida

Ao monitorar as ondas cerebrais durante o sono de adolescentes conforme eles cresciam, pesquisadores identificaram mudanças dramáticas no cérebro marcando a passagem para a vida adulta.

As imagens mostram que o cérebro elimina conexões úteis na infância e gera novas rotas neurais para lidar com os problemas da fase adulta.

"Nossos resultados confirmam que o cérebro passa por uma reorganização dramática durante a puberdade que é necessária para o pensamento mais complexo," disse o Dr. Irwin Feinberg, da Universidade da Califórnia em Davis (EUA).

O estudo de longo prazo inédito dará aos médicos novos padrões de aferição do funcionamento cerebral em cada idade, eventualmente ajudando no diagnóstico de distúrbios presentes nessa fase da vida.

O Dr. Feinberg explicou que um grande número de sinapses é necessário no início da vida para se recuperar de lesões e para se adaptar a mudança no ambientes.

Essas múltiplas conexões, no entanto, prejudicam o pensamento lógico necessário mais tarde na vida para resolver problemas. Este estudo é o primeiro a documentar essas mudanças.

"Os nossos dados proporcionam uma linha mestra para procurarmos problemas no desenvolvimento do cérebro, que podem marcar o aparecimento de doenças tais como a esquizofrenia, que tipicamente se torna aparente durante a adolescência.

"Uma vez que estes processos subjacentes foram identificados, pode tornar-se possível influenciar mudanças cerebrais nos adolescentes de forma a promover o desenvolvimento normal e corrigir as anomalias emergentes," concluiu o cientista.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Cérebro

Comportamento

Neurociências

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.