21/04/2020

Cientistas querem capturar cheiro das emoções

Redação do Diário da Saúde
Cientistas querem capturar cheiro das emoções
A ideia é verificar se os humanos possuem os mesmos feromônios utilizados pelos animais, explica o professor Enzo Pasquale Scilingo.
[Imagem: Potion/Divulgação]

Spray para combater a depressão?

Uma equipe internacional de pesquisadores está tentando investigar os cheiros das emoções, como medo e felicidade, e extraí-los do suor humano.

O objetivo dessas "essências das emoções" é desenvolver uma técnica de aromaterapia terapêutica que possa levar, por exemplo, a um aromatizador capaz de combater a depressão e os transtornos mentais.

"Esta é uma pesquisa ambiciosa que diz respeito às emoções humanas e, em particular, se elas têm um cheiro específico. No mundo animal, existem feromônios, que são mensageiros químicos que permitem que os animais se comuniquem, selecionem seus parceiros sexuais, marquem seus territórios," explica Enzo Pasquale Scilingo, professor de bioengenharia da Universidade de Pisa (Itália).

Considerando que haja um mecanismo semelhante nos seres humanos, o maior desafio é tentar identificar as moléculas responsáveis pelos cheiros das emoções.

Cheiros das emoções

"Estamos nos concentrando no medo e na felicidade, que estão nos dois extremos de uma escala emocional, e é por isso que os escolhemos".

"Neste estudo, analisamos quimicamente amostras de suor retiradas das axilas com mechas de algodão. O objetivo é identificar as moléculas e possivelmente sintetizá-las para ter um dispositivo, um dispensador, um spray que libere essas substâncias e possa induzir nas pessoas que percebam esses cheiros as mesmas emoções de medo e felicidade.

"Portanto, o objetivo geral é melhorar a interação social entre as pessoas e também usar clinicamente esses odores para tratar alguns distúrbios mentais, principalmente fobias ou ansiedade ou depressão social," descreveu Scilingo.

Mas será necessário esperar um pouco pelos resultados, uma vez que o projeto de pesquisa tem como objetivo publicar seus resultados até 2023.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Emoções

Felicidade

Cuidados com a Pele

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.