17/01/2023

Cientistas criam células ciborgues, híbridos de células naturais e artificiais

Redação do Diário da Saúde
Cientistas criam células ciborgues, híbridos de células naturais e artificiais
Esquema de geração das células híbridas.
[Imagem: Luis E. Contreras-Llano et al. - 10.1002/advs.202204175]

Célula híbrida de natural e artificial

Células naturais e células artificiais são ambas úteis para as pesquisas científicas, cada uma com diferentes prós e contras.

Este é o campo da biologia sintética que, embora ainda um tanto temida mesmo no meio científico, tem permitido que células naturais precisem apenas receber construções genéticas criadas pelo homem para que possam realizar tarefas que as células naturais não costumam fazer. O problema é que essas células não se reproduzem e geralmente causam problemas de segurança para aplicações biomédicas.

Por outro lado, as células artificiais, baseadas em materiais não replicantes, embora sejam muito mais simples bioquimicamente do que as naturais, fornecem funções mais definidas e mais controláveis.

Agora, cientistas criaram um tipo híbrido de célula, que eles chamam de "células ciborgue": Essas células engenheiradas têm a simplicidade dos materiais sintéticos mas alcançam algumas funcionalidades complexas das células naturais.

Cientistas criam células ciborgues, híbridos de células naturais e artificiais
As células engenheiradas podem ser usadas para atacar outras células, como as de tumores.
[Imagem: Luis E. Contreras-Llano et al. - 10.1002/advs.202204175]

Células ciborgues

Para criar as células ciborgues, os cientistas montaram uma rede de polímeros sintéticos dentro de bactérias vivas - que são seres unicelulares - tornando-as incapazes de se dividir. As células ciborgue preservaram as funções celulares essenciais da célula bacteriana, mas também adquiriram novas habilidades, como a capacidade de resistir a estressores que matam as células naturais.

"As células ciborgues demonstram o poder da biologia sintética na combinação de células naturais e materiais sintéticos," disse Jack Hu, da Academia Sinica (Taiwan), um dos criadores dos ciborgues celulares.

Experimentos feitos pela equipe mostraram que as células ciborgues podem ser modificadas para invadir células cancerígenas, demonstrando assim seu potencial terapêutico, embora muito ainda precise ser estudado em termos de segurança.

"Estamos entusiasmados com as potenciais aplicações das células ciborgues para resolver desafios ambientais, diagnosticar ou tratar doenças e modular a microbiota perturbada," acrescentou Cheemeng Tan, da Universidade da Califórnia em Davis (EUA).

Checagem com artigo científico:

Artigo: Engineering ciborgue Bacteria Through Intracellular Hydrogelation
Autores: Luis E. Contreras-Llano, Yu-Han Liu, Tanner Henson, Conary C. Meyer, Ofelya Baghdasaryan, Shahid Khan, Chi-Long Lin, Aijun Wang, Che-Ming J. Hu, Cheemeng Tan
Publicação: Advanced Science
DOI: 10.1002/advs.202204175
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Biotecnologia

Robótica

Biologia

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.