17/02/2023

Cogumelo melhora a memória estimulando o crescimento dos neurônios

Redação do Diário da Saúde
Cogumelo melhora a memória estimulando o crescimento dos neurônios
Este é o cogumelo juba de leão, que demonstrou efeitos positivos sobre a memória.
[Imagem: UQ]

Cogumelo juba de leão

Pesquisadores australianos confirmaram os efeitos de um cogumelo comestível que estimula o crescimento dos nervos e melhora a memória.

A equipe identificou novos compostos ativos do cogumelo juba de leão (Hericium erinaceus), já famoso por melhorar o crescimento das células cerebrais e a memória em ensaios pré-clínicos.

"Extratos desses chamados cogumelos 'juba de leão' têm sido usados na medicina tradicional em países asiáticos há séculos, mas queríamos determinar cientificamente seu efeito potencial nas células cerebrais," disse o professor Frederic Meunier, da Universidade de Queensland.

Os experimentos feitos pela equipe em laboratório mostraram que o cogumelo juba de leão tem um impacto significativo no crescimento das células cerebrais e na melhoria da memória.

"Testes de laboratório mediram os efeitos neurotróficos de compostos isolados do Hericium erinaceus em células cerebrais cultivadas e, surpreendentemente, descobrimos que os compostos ativos promovem projeções dos neurônios, estendendo-se e conectando-se a outros neurônios.

"Usando microscopia de super-resolução, descobrimos que o extrato de cogumelo e seus componentes ativos aumentam amplamente o tamanho dos cones de crescimento, que são particularmente importantes para as células cerebrais sentirem seu ambiente e estabelecerem novas conexões com outros neurônios no cérebro," acrescentou Meunier.

Cogumelo melhora a memória estimulando o crescimento dos neurônios
Comparação do neurônio de controle (esquerda) e do cone de crescimento gigante do neurônio do hipocampo provocado pelo tratamento com o cogumelo juba de leão (direita).
[Imagem: UQ]

Cogumelo contra Alzheimer

A descoberta mostrou que o juba de leão é uma rota promissora para tratar e proteger contra distúrbios cognitivos neurodegenerativos, como a doença de Alzheimer.

"Nossa ideia era identificar compostos bioativos de fontes naturais que pudessem atingir o cérebro e regular o crescimento dos neurônios, resultando em uma melhor formação da memória," disse o Dr. Ramon Marmol, responsável pelos novos experimentos.

As propriedades dos cogumelos juba de leão têm sido usadas para tratar doenças e manter a saúde na medicina tradicional chinesa desde a antiguidade.

Checagem com artigo científico:

Artigo: Hericerin derivatives activates a pan-neurotrophic pathway in central hippocampal neurons converging to ERK1/2 signaling enhancing spatial memory
Autores: Ramón Martínez-Mármol, YeJin Chai, Jacinta N. Conroy, Zahra Khan, Seong-Min Hong, Seon Beom Kim, Rachel S. Gormal, Dae Hee Lee, Jae Kang Lee, Elizabeth J. Coulson, Mi Kyeong Lee, Sun Yeou Kim, Frédéric A. Meunier
Publicação: Journal of Neurochemistry
DOI: 10.1111/jnc.15767
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Plantas Medicinais

Medicamentos Naturais

Memória

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.