21/11/2016

Comer antes de dormir faz mal à saúde?

Com informações da BBC
Comer antes de dormir faz mal à saúde?
Mais do que um relógio biológico, que dita nossos ritmos diários, nosso organismo parece ter um calendário biológico, atuando no "modo verão" ou no "modo inverno".
[Imagem: NASA]

Comer antes de dormir

Para muita gente, especialmente quem passa o dia fora de casa, no trabalho ou estudando, o jantar se transformou na principal refeição do dia.

No entanto, uma refeição farta realizada perto da hora de dormir pode alterar o organismo e os processos digestivos.

Apresentado no Congresso da Sociedade Europeia de Cardiologia, um estudo realizado com 700 adultos mostrou a relação entre a hora das refeições e os efeitos gerados no organismo.

Os dados mostram que, em algumas pessoas, ingerir alimentos tarde da noite gera um impacto significativo na pressão arterial - 24,2% dos participantes que comeram até duas horas antes de dormir não registraram uma queda adequada da pressão sanguínea, quando, durante a noite, o processo fisiológico normal leva a uma queda da pressão arterial.

Entre os que haviam jantado mais cedo, a porcentagem daqueles que não registraram a queda normal da pressão arterial durante a noite foi de 14,2%.

Vistos ao revés, os dados indicam que mais de três quartos (75,8%) das pessoas não parecem ser afetadas pela refeição tardia, ao menos em relação aos fatores mensurados por este estudo. Desta forma, pessoas que sofrem de hipertensão ou que apresentam variações na pressão arterial podem ter benefícios em monitorar sua situação pessoal ou evitar a prática de comer tarde demais.

Estado de alerta

Parece que consumir alimentos antes de dormir faz com que o organismo permaneça em "estado de alerta", estimulando a produção de hormônios como a adrenalina, o que pode alterar o ritmo circadiano, o relógio biológico que dita o ritmo diário do organismo.

Ebru Ozpelit, professora de Cardiologia da Universidade de Dokuz (Turquia), que apresentou o estudo, disse que os resultados sugerem que a hora em que se come é tão importante quanto o tipo de alimentos que se ingere.

Ozpelit disse que a vida moderna está criando "hábitos de alimentação erráticos", como o de pular o café da manhã e comer cada vez mais tarde. Tais práticas, afirma, estão se tornando cada vez mais frequentes e podem causar danos ao longo do tempo.

"Devemos definir a frequência ideal e a hora dos alimentos", afirma Ozpelit. "O café da manhã é importante, devemos tomar um café da manhã forte e não pular o almoço. Devemos fazer um jantar mais leve e ele não deve ser depois das sete da noite."

Refluxo

Outro problema de comer perto da hora de dormir é o refluxo, segundo a especialista.

Esse transtorno faz com que o conteúdo estomacal retroceda do estômago até o esôfago, o que pode irritar o esôfago e causar acidez gástrica, náusea e indigestão, abrindo caminho até mesmo para a possibilidade de câncer de esôfago.

"Se uma pessoa come e vai dormir não consegue esvaziar o estômago, por isso o estômago fica cheio, e se a válvula gastroesofágica está alterada a comida vai subir," resume ele

Embora o tema não tenha sido diretamente abordado pela pesquisadora, estudos anteriores mostraram que pessoas que comem antes de dormir têm maior risco de desenvolver sintomas de refluxo.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Alimentação e Nutrição

Sono

Sistema Circulatório

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.