28/12/2022

Como o bruxismo do sono se liga à insônia e ansiedade?

Redação do Diário da Saúde
Como o bruxismo do sono se liga à a insônia e ansiedade?
O bruxismo do sono não parece ocorrer sozinho, com a ansiedade desempenhando um papel crucial.
[Imagem: Pexels/Pixabay]

Bruxismo

O bruxismo é uma atividade muscular da mandíbula, caracterizada pelo apertar ou ranger dos dentes ou empurrar da mandíbula.

Quando ele ocorre durante o sono é chamado de bruxismo do sono, e, quando ocorre durante a vigília é chamado de bruxismo acordado. Mas é o bruxismo do sono que têm-se mostrado associado a fatores biológicos, psicológicos e de estilo de vida.

Os fatores psicossociais mais comumente relatados nos estudos sobre o bruxismo do sono são estresse, ansiedade, depressão e fatores sociais como a insatisfação no trabalho. Também têm sido citados fatores de estilo de vida, como tabagismo, consumo de álcool e consumo de café.

Contudo, como esses indícios estão longe de serem conclusivos, Thiprawee Chattrattrai e colegas da Fundação Bial (Portugal) queriam entender melhor a associação entre o bruxismo do sono autorrelatado, a insônia e os seus potenciais fatores de risco, como a depressão e a ansiedade.

O que eles descobriram é que as conexões do bruxismo com essas condições não são diretas, mas mediadas pela ansiedade.

Causas do bruxismo do sono

Como os estudos anteriores sobre associações entre bruxismo, insônia, ansiedade e depressão foram feitos principalmente de forma univariada, os pesquisadores dedicaram-se a analisar as associações entre o bruxismo do sono e outras variáveis, não só por análise univariada, mas também por regressão logística multivariada e análise de rede, para tentar descobrir o que causa o que, ou o que vem primeiro.

A amostra incluiu 2.251 participantes, 352 com bruxismo e 1.899 sem bruxismo, mas envolvidos em outras questões de saúde, como insônia, depressão, ansiedade, frequência de tabagismo e consumo de álcool e cafeína.

Embora a análise univariada tenha mostrado uma associação positiva entre o bruxismo do sono e a insônia, essa associação desapareceu no modelo de regressão logística multivariada, ou seja, quando fatores de idade, psicológicos e de estilo de vida foram levados em consideração. No entanto, o modelo multivariado revelou uma associação indireta entre o bruxismo do sono e a ansiedade.

"Concluímos que, embora o bruxismo do sono autorrelatado não tenha associação direta com a insônia, a ansiedade pode funcionar como um fator de ponte entre estes distúrbios, pelo que a gestão da ansiedade não deve ser negligenciada ao tratar o bruxismo do sono e a insônia, devendo ser pedida a colaboração interprofissional de médicos e dentistas," destacou a professora Tessa Blanken, da Universidade de Amsterdã (Países Baixos).

Checagem com artigo científico:

Artigo: A network analysis of self-reported sleep bruxism in the Netherlands sleep registry: its associations with insomnia and several demographic, psychological, and life-style factors
Autores: Thiprawee Chattrattrai, Tessa F. Blanken, Frank Lobbezoo, Naichuan Su, Ghizlane Aarab, Eus J.W. Van Someren
Publicação: Sleep Medicine
DOI: 10.1016/j.sleep.2022.03.018
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Sono

Saúde Bucal

Comportamento

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.