01/08/2017

Descoberta uma conexão inesperada entre cálcio e colesterol

Redação do Diário da Saúde
Conexão entre cálcio e colesterol
Além de comer peixe, para melhorar o colesterol é importante também manter os níveis de cálcio no organismo.
[Imagem: Wikipedia/Blu3d]

Colesterol e cálcio

Há muito se sabe que o cálcio é essencial para ossos e dentes fortes.

A novidade é que o elemento também desempenha um papel fundamental na moderação de outro aspecto importante da saúde e, aparentemente, sem nenhuma ligação com os ossos: o colesterol.

A descoberta de uma ligação direta entre o cálcio e o colesterol causou surpresa, mas também representa uma esperança de novas formas de tratar o colesterol alto no sangue, uma situação que produz efeitos cardiovasculares graves e potencialmente fatais.

A ligação fisiológica entre cálcio e colesterol foi descoberta por um grupo liderado por Marek Michalak e Wen-An Wang (Universidade de Alberta), Luis Agellon (Universidade McGill) e Joohong Ahnn (Universidade de Hanyang, Coreia do Sul).

Cálcio controla colesterol

Os pesquisadores começaram o trabalho depois de terem sua curiosidade aguçada por uma proteína que contém cálcio. Eles notaram um aumento extremo na concentração de colesterol no sangue em animais de laboratório quando a proteína não estava presente.

"Existe um mecanismo dentro da célula que detecta quando não há colesterol suficiente e liga a maquinaria para produzir mais," explicou Michalak. "O que descobrimos é que a falta de cálcio pode esconder o colesterol dessa maquinaria. Se você perder cálcio, sua maquinaria pensa que não há colesterol e começa a fazer ainda mais, mesmo que já haja o bastante".

"Fatores que afetam a concentração de colesterol no sangue têm sido estudados há muito tempo," acrescentou Agellon. "A crença geral era que o colesterol controlava sua própria síntese dentro das células, e então descobrimos que o cálcio também pode controlar essa função. A descoberta dessa ligação potencialmente abre uma porta para o desenvolvimento de novas formas de controlar o metabolismo do colesterol."

Embora seja um passo significativo para o desenvolvimento de abordagens diferentes para tratamentos futuros, ainda há trabalho a ser feito. A equipe agora está procurando pelo fator comum que permite que cálcio e colesterol se comuniquem um com o outro na célula.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Alimentação e Nutrição

Sistema Circulatório

Ossos e Articulações

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.