Consumo de álcool antecipa derrame em 15 anos

Álcool e AVC

Existe uma forte correlação entre a ingestão de álcool e a ocorrência de derrames cerebrais.

Um novo estudo mostrou que indivíduos que bebem mais de três doses de bebidas alcoólicas por dia têm o risco de sofrer acidentes vasculares cerebrais (AVC) equivalente ao de indivíduos 15 anos mais velhos.

"O consumo pesado de álcool tem sido identificado de forma consistente como fator de risco para este tipo hemorrágico de AVC, que é causado por um sangramento no cérebro, em vez de um coágulo de sangue como ocorre no AVC isquêmico", disse Charlotte Cordonnier, da Universidade de Lille-Nord (França).

O estudo foi publicado na revista Neurology.

Consumo pesado de álcool

Cerca de 25% dos participantes apresentaram comportamento de "consumo pesado de álcool" - o consumo de três ou mais doses de bebidas alcoólicas por dia, ou o equivalente a 47,3 mililitros diários de álcool puro.

Os indivíduos que fizeram consumo pesado de álcool sofreram AVC com uma idade média de 60 anos - cerca de 14 anos antes da idade média de idade dos participantes que não faziam consumo pesado de álcool.

"É importante destacar que o consumo de grandes quantidades de álcool contribui para uma forma mais grave de AVC em idade precoce em pessoas que não tinham histórico médico significativo", disse Cordonnier.


Ver mais notícias sobre os temas:

Drogas Lícitas

Vícios

Cérebro

Ver todos os temas >>   


  

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2016 www.diariodasaude.com.br. Conteúdo publicado sob licença de www.sciencetolife.com. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.