16/08/2022

Quinoa ajuda a prevenir diabetes

Redação do Diário da Saúde
Consumo regular de quinoa ajuda a prevenir diabetes
A quinoa enriquece os alimentos com fibras e vitaminas.
[Imagem: NatureFriend/Pixabay]

Benefícios da quinoa

A quinoa, um pseudocereal originário dos Andes, tem um valor nutricional excepcionalmente alto, sendo extremamente rico em vitaminas do complexo B e vitaminas E e C, além de minerais como cálcio, ferro e magnésio.

Os pequenos grãos também são uma boa fonte de hidratos de carbono complexos e fibras, além de conter uma elevada concentração de proteínas com todos os aminoácidos essenciais - tudo o que temos que incluir na nossa alimentação.

Devido a essas propriedades nutricionais, foi levantada a hipótese de que uma dieta à base de quinoa poderia ter um impacto positivo em certas doenças cardiovasculares e outras doenças metabólicas, como diabetes tipo 2.

No entanto, não havia ainda estudos científicos para apoiar essas alegações de benefícios tão específicos à saúde.

"Nós fizemos uma revisão para saber o que a literatura científica tinha a dizer sobre todos os benefícios atribuídos à quinoa e descobrimos que não havia evidências científicas anteriores, apenas hipóteses, e que todos os estudos realizados no passado focavam apenas em componentes ou nutrientes, sem levar em conta o alimento como um todo," detalhou a professora Diana Rizzolo, da Universidade Aberta da Catalunha (Espanha).

Quinoa contra o diabetes

Com base em tudo isso, e diante de todos os possíveis benefícios atribuídos à quinoa, a professora Diana e sua equipe se propuseram a ver o que aconteceria se removessem da dieta de alguém alimentos ricos em carboidratos, causando aumentos mais rápidos nos níveis de glicose no sangue, e os substituíssem por quinoa e alimentos feitos a partir desse pseudocereal.

O objetivo era determinar se essa substituição poderia ter um impacto positivo na prevenção do diabetes tipo 2 em pessoas com alto risco de desenvolver a doença.

"Nós comparamos os padrões de açúcar no sangue e descobrimos que, quando os participantes comeram quinoa, o pico de açúcar no sangue foi menor do que com a dieta habitual," disse a pesquisadora. "Isso é crucial porque esses picos de açúcar no sangue pós-refeição são um fator determinante na progressão do diabetes tipo 2."

A pesquisa também mostrou que a dieta à base de quinoa ajuda a controlar os níveis de lipídios no sangue, e é por isso que os pesquisadores acreditam que ela pode ser útil no controle do colesterol alto e outros fatores associados ao risco cardíaco.

"A quinoa contém um alto nível de gorduras insaturadas, antioxidantes e polifenóis, com claros benefícios cardiovasculares," disse Diana. "Este pseudocereal também contém altos níveis de betaína, um composto capaz de regular os níveis de homocisteína e prevenir o aparecimento de doenças coronárias."

Checagem com artigo científico:

Artigo: Glycaemia Fluctuations Improvement in Old-Age Prediabetic Subjects Consuming a Quinoa-Based Diet: A Pilot Study
Autores: D. A. Díaz-Rizzolo, N. Acar-Denizli, B. Kostov, E. Roura, A. Sisó-Almirall, P. Delicado, R. Gomis
Publicação: Nutrients
Vol.: 14, 2331
DOI: 10.3390/nu14112331
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Alimentação e Nutrição

Prevenção

Dietas e Emagrecimento

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.