Contra dores nas costas, use pesos e não aeróbica

Contra dores nas costas, use pesos e não aeróbica
Exercícios de levantamento de pesos são mais eficientes no combate às dores nas costas do que exercícios aeróbicos.
[Imagem: UAlberta]

Exercícios contra dores nas costas

Pessoas que exercitam levantamento de peso para combater suas dores nas costas têm resultados melhores do que aquelas que escolhem outras formas de exercícios físicos, como caminhada ou aeróbica.

O estudo, feito na Universidade de Alberta (Canadá), mostrou uma melhoria de 60% nos sintomas da dor e nos níveis de funcionalidade das pessoas com dores crônicas nas costas.

Levantamento de peso versus aeróbica

O tratamento consistiu em uma programação de exercícios de 16 semanas, baseada no treinamento com halteres e outros equipamentos de levantamento de peso.

Já as pessoas que participaram de outros tipos de atividades físicas, como caminhada, corrida, esteira, ou pela utilização de um aparelho de massagens, tiveram uma melhoria de apenas 12%.

Treinamentos de resistência

"Qualquer atividade física que lhe faça sentir-se bem é algo em que você deve perseverar, mas a pesquisa indica que nós temos melhores resultados em lidar com a dor com os treinamentos de resistência," explica o Dr. Robert Kell.

Segundo Kell, os melhores efeitos provavelmente se relacionam com a utilização do corpo todo, o que é necessário nos treinamentos de resistência com o levantamento de pesos.

"Nós tentamos fortalecer o corpo inteiro e, ao fazer isto, nós diminuímos a fadiga que as pessoas sentem ao longo do dia. Elas foram capazes de desempenhar melhor suas atividades do dia-a-dia," afirma o pesquisador.

Os dois tipos de treinamento resultaram em benefícios semelhantes em outros aspectos, como no controle da gordura corporal.

A pesquisa será publicada no início de 2009 no Journal of Strength and Conditioning Research.


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