02/04/2012

Coração artificial a turbina mantém paciente sem batimento cardíaco

Redação do Diário da Saúde
Coração artificial a turbina mantém paciente sem batimento cardíaco
Coração turbinado: Médicos literalmente testaram o primeiro implante de um coração que não bate, movido por turbinas.
[Imagem: Jeremiah Zagar]

Meu coração não está batendo

Por muito tempo se considerou que o sinal de que uma pessoa estava viva era o bater do seu coração.

Ainda que o conceito de morte continue controverso, com preferência pela morte cerebral, os batimentos cardíacos continuam sendo uma marca registrada da vida - senão medicamente, ao menos poeticamente.

Mas nem isso será mais algo necessariamente verdadeiro no futuro.

Logo será possível conviver com pessoas saudáveis, levando uma vida normal, mas que não terão batimentos cardíacos.

Coração artificial a turbina

O aparente "milagre" está se tornando possível graças a um coração artificial que não tem bombas, que sempre geram um arremedo de batimento.

As bombas são substituídas por turbinas, que giram continuamente, produzindo nada além de um pequeno zumbido.

O aparelho vem sendo desenvolvido há alguns anos por uma equipe multi-institucional, mas ainda não havia informações sobre seu uso em pacientes humanos.

A equipe dos doutores William Cohn e Bud Frazier, do Instituto do Coração do Texas (EUA), divulgaram agora dados sobre este que é o primeiro implante de um coração artificial a turbina.

Teste inicial

O paciente era um homem de 55 anos de idade, para o qual não restava nenhuma alternativa médica.

O paciente morreu cinco semanas depois da cirurgia, mas devido a outras causas decorrentes de sua doença - os médicos garantem que o coração artificial a turbina continuava funcionando normalmente.

O grupo agora está desenvolvendo um protocolo para o implante, na tentativa de obter autorização para que o dispositivo seja testado em outros pacientes.

Troco de coração ou conserto o velho?

Embora este seja o primeiro teste de um coração artificial que não bate, há vários esforços em andamento na tentativa de criar corações artificiais:

Nos casos em que o coração do paciente está ruim, mas não totalmente danificado, as tentativas são no sentido de "consertar" o coração usado.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Coração

Implantes

Transplantes

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.