29/09/2023

Coração digital: Gêmeo digital do coração facilita tratamentos cardíacos

Redação do Diário da Saúde
Coração digital: Gêmeo digital do coração facilita pesquisas e tratamentos cardíacos
Um modelo matemático e computacional do coração humano para estudar a doença arterial coronariana.
[Imagem: Politecnico di Milano]

Coração digital

Cientistas italianos desenvolveram um "gêmeo digital" do coração, um modelo computacional e matemático que promete avançar muito o estudo das doenças cardíacas.

O que torna único esse novo simulador, batizado de iHEART, é a sua capacidade de combinar os complexos processos de eletromecânica, hemodinâmica e perfusão cardíaca em uma única plataforma. Este nível de integração oferece uma precisão biofísica sem precedentes na simulação da função cardíaca e, por decorrência, das doenças relacionadas.

A equipe já testou o modelo digital na análise de doenças arteriais coronarianas, como isquemia e infarto agudo do miocárdio.

Entre outros resultados, o coração digital permitiu identificar fatores-chave no aparecimento e na manutenção de arritmias.

Segundo a equipe, isto demonstra que a "matemática cardíaca" é capaz de apoiar e consolidar o estudo eletrofisiológico na localização de áreas de intervenção na parede cardíaca.

Além disso, algoritmos cada vez mais rápidos estão sendo estudados e estão em fase avançada de desenvolvimento, prometendo viabilizar esse tipo de análise em tempo real, o que deverá agilizar significativamente o processo de decisão cirúrgica. A simulação matemática já faz parte da fase pré-operatória e tem sido considerada pelos médicos como uma ferramenta eficaz na orientação das muito delicadas cirurgias cardíacas.

A equipe já demonstrou a funcionalidade do seu modelo para orientar os cirurgiões cardíacos na remoção de parte do septo interventricular, para tratamento da cardiomiopatia hipertrófica obstrutiva, e na terapia de ressincronização cardíaca.

Checagem com artigo científico:

Artigo: A comprehensive mathematical model for cardiac perfusion
Autores: Alberto Zingaro, Christian Vergara, Luca Dede, Francesco Regazzoni, Alfio Quarteroni
Publicação: Nature Scientific Reports
Vol.: 13, Article number: 14220
DOI: 10.1038/s41598-023-41312-0
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Coração

Softwares

Sistema Circulatório

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.