Ver:

 Temas
 Enfermidades





RSS Diário da Saúde

Twitter do Diário da Saúde

19/12/2012

Coração Musical: aplicativo toca a música que seu coração pede

Redação do Diário da Saúde
Coração Musical: aplicativo toca a música que seu coração pede
E você não precisa nem mesmo informar a atividade na qual irá se engajar - o próprio aplicativo faz isso detectando o seu ritmo cardíaco.[Imagem: Dan Addison]

Música do coração

O seu telefone celular já pode fazer mais do que conectá-lo com o mundo e tocar suas músicas preferidas.

Um novo aplicativo permite que o próprio celular selecione a música mais adequada para cada momento.

E você não precisa nem mesmo informar a atividade na qual irá se engajar - o próprio aplicativo faz isso detectando o seu ritmo cardíaco e tocando o tipo de música mais adequada ao seu movimento corporal daquele momento.

Por exemplo, o telefone é capaz de selecionar uma música mais agitada para ajudar você a manter o ritmo na academia, ou selecionar uma música suave quando você quer relaxar ou descansar.

Coração Musical

"Às vezes eu estava dirigindo, ou correndo, viajando ou relaxando, mas nunca conseguia encontrar a música adequada a cada momento," conta Shahriar Nirjon, estudante da Universidade da Virgínia (EUA).

"O problema é: o coração quer ouvir alguma coisa, mas nosso tocador de música não entende isso. Então resolvi conectar os dois - coração e tocador de música - de uma forma simples e não-invasiva," disse ele.

O resultado é o programa "Musical Heart" (coração musical), que usa um microfone especial ligado ao próprio fone de ouvido para detectar a pulsação do usuário e, de acordo com o ritmo do corpo, escolher o ritmo da música.

Mantendo o ritmo

Um algoritmo refina o processo de seleção musical armazenando dados sobre o ritmo cardíaco e analisando os efeitos de cada música sobre esse ritmo.

Ao longo do tempo, ele vai se tornando cada vez melhor em manter o ritmo cardíaco do usuário no padrão desejado - seja acelerado, para os horários da academia, seja suave, para os momentos de relaxamento.

O sistema ainda não está no mercado, mas Nirjon afirma que ele pode ser comercializado por cerca de US$20 com um suporte empresarial adequado.


Ver mais notícias sobre os temas:

Diversão

Sentimentos

Coração

Ver todos os temas

Mais lidas na semana:

O que é melhor: Meditação ou Férias?

Os muitos mitos sobre as Dores nas Costas

Carne e barbatana de tubarão contêm altos níveis de neurotoxinas

Dor de cabeça: Conheça aquelas que exigem tratamento

Medicamento desenvolvido no Brasil combate origem da hipertensão