08/08/2023

Criada nova técnica para enxergar dentro do corpo humano - sem radiação

Redação do Diário da Saúde
Criada nova técnica para enxergar dentro do corpo humano - sem radiação
A técnica funciona monitorando nanopartículas magnéticas injetadas como marcadores.
[Imagem: P. Vogel et al. - 10.1038/s41598-023-37351-2]

Técnicas de imagens médicas

Os desenvolvimentos científicos e tecnológicos nos deram uma série de técnicas para enxergar o interior do corpo humano, além do tradicional raio X.

Técnicas de imagem como tomografia computadorizada, ressonância magnética, tomografia por emissão de pósitrons e ultrassom tornaram-se indispensáveis no mundo médico.

Agora, acaba de ser desenvolvida uma nova técnica para gerar imagens médicas com uma vantagem quase imbatível: Ela não usa qualquer dose de radiação.

A técnica, batizada de Imageamento por Partículas Magnéticas, ou MPI (sigla em inglês para Magnetic Particle Imaging), foi desenvolvida pela equipe do Drs. Volker Behr e Patrick Vogel, da Universidade Julius-Maximilians de Wurzburg (Alemanha).

Como o nome sugere, a imagem de partículas magnéticas é uma técnica baseada na visualização direta de nanopartículas magnéticas. Essas nanopartículas não ocorrem naturalmente no corpo humano, precisando ser administradas como marcadores, ou contrastes.

"Assim como a tomografia por emissão de pósitrons, que se baseia na administração de substâncias radioativas como marcadores, esse método tem a grande vantagem de ser sensível e rápido sem 'ver' sinais interferentes de fundo de tecidos ou ossos," explicou o Dr Behr.

Criada nova técnica para enxergar dentro do corpo humano - sem radiação
O equipamento é portátil, ao contrário de tentativas anteriores, que exigiam equipamentos do tamanho de uma sala.
[Imagem: P. Vogel et al. - 10.1038/s41598-023-37351-2]

Imageamento por Partículas Magnéticas

A MPI não se baseia na detecção de raios gama de um marcador radioativo, como a tomografia por emissão de pósitrons, mas no sinal de resposta das nanopartículas magnéticas a campos magnéticos variáveis, emitidos pelo equipamento. "Neste processo, a magnetização das nanopartículas é especificamente manipulada com a ajuda de campos magnéticos externos, por meio dos quais não apenas sua presença, mas também sua posição espacial no corpo humano pode ser detectada," disse Vogel.

A ideia dessa técnica de imageamento não é nova, mas até agora ninguém havia conseguido fazê-la funcionar de modo prático em toda a profundidade do corpo humano. Além de ter conseguido isto, a equipe construiu um equipamento que é tão pequeno que pode até mesmo ser portátil.

"Este é um primeiro passo importante para uma intervenção livre de radiação. A MPI tem o potencial de mudar esse campo para melhor," disse o Dr. Stefan Herz, membro da equipe.

Checagem com artigo científico:

Artigo: iMPI: portable human-sized magnetic particle imaging scanner for real-time endovascular interventions
Autores: P. Vogel, M. A. Rückert, C. Greiner, J. Günther, T. Reichl, T. Kampf, T. A. Bley, V. C. Behr, S. Herz
Publicação: Nature Scientific Reports
Vol.: 13, Article number: 10472
DOI: 10.1038/s41598-023-37351-2
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Exames

Ossos e Articulações

Diagnósticos

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.