Cromossomos não têm formato de X

Faça uma pesquisa básica e você descobrirá que os cromossomos são sempre desenhados em um formato de X.

Esta é a imagem que a ciência apresenta dessas longas sequências de DNA, que contêm genes e outras sequências de nucleotídeos com funções específicas nas células.

O problema é que essa imagem está errada.

Usando as técnicas mais modernas de microscopia, medições moleculares e simulações em computador, cientistas constataram que os cromossomos normalmente não têm formato de X, sendo bem mais complexos do que isso.

"A imagem de um cromossomo como um aglomerado de DNA em forma de X é familiar para muitos, mas este retrato microscópico de um cromossomo na verdade mostra uma estrutura que ocorre apenas transitoriamente nas células - no ponto em que elas estão prestes a se dividir," explica o professor Peter Fraser, da Universidade de Cambridge.

"Na grande maioria das células de um organismo que já terminaram a divisão, seus cromossomos não se parecem em nada com o formato de X. Os cromossomos nestas células existem em uma forma muito diferente, e até agora tinha sido impossível criar imagens precisas de sua estrutura," completou.

Cromossomos não têm formato de X
Apague o X - esta é a estrutura do cromossomo no interior de uma célula viva quando ela não está em processo de divisão.
[Imagem: Peter Fraser/Babraham Institute]

Formato dos cromossomos

Assim, parece que os livros-texto terão que ser corrigidos, ou acrescentarem a observação de que cromossomos em formato de X só existem no momento imediatamente anterior à divisão celular.

No resto do tempo, as coisas parecem bem mais complicadas.

Segundo os pesquisadores, suas novas imagens colocam o DNA em seu contexto adequado no interior das células, retratando a beleza e a complexidade do genoma dos mamíferos de uma maneira muito mais eficaz do que os livros-texto mostram atualmente.

"Essas imagens únicas não só nos mostram a estrutura do cromossomo, mas também o caminho do DNA, o que nos permite mapear genes específicos e outras características importantes. Usando esses modelos 3D, nós começamos a desvendar os princípios básicos da estrutura cromossômica e o seu papel na forma como nosso genoma funciona," concluiu Fraser.


Ver mais notícias sobre os temas:

Genética

Educação

Fotônica

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2016 www.diariodasaude.com.br. Conteúdo publicado sob licença de www.sciencetolife.com. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.