Ver:

 Temas
 Enfermidades





RSS Diário da Saúde

Twitter do Diário da Saúde

06/05/2013

Cientistas anunciam cura para cabelos brancos e vitiligo

Redação do Diário da Saúde
Cientistas anunciam cura para cabelos brancos e vitiligo
A acumulação de peróxido de hidrogênio na raiz dos cabelos foi revertida com o uso de um composto tópico ativado pelos raios ultravioleta B (UVB).[Imagem: J.M.Wood et al./Faseb]

Cientistas europeus afirmam ter encontrado uma forma de reverter o aparecimento dos cabelos brancos e até mesmo a perda de cabelo.

Mais do que isso, o composto agora descoberto conseguiu reverter a descoloração da pele ocasionada pelo vitiligo.

Karin Schallreuter e seus colegas da Universidade Arndt (Alemanha) divulgaram a descoberta do composto, chamado pseudocatalase, na revista científica The FASEB Journal.

Segundo os pesquisadores, o embranquecimento dos cabelos é precedido por um estresse oxidativo maciço nos folículos, que resulta no acúmulo de peróxido de hidrogênio na raiz do cabelo.

Cura para cabelos brancos e vitiligo

Essa acumulação de peróxido de hidrogênio foi revertida com o uso de um composto tópico, aplicado localmente, ativado pelos raios ultravioleta B (UVB).

O composto, chamado PC-KUS, uma pseudocatalase modificada, já foi patenteado e deverá ser comercializado em breve.

Os testes mostraram que o mesmo tratamento funcionou para alguns tipos de vitiligo - uma condição marcada por uma descoloração da pele.

"Durante gerações, muitos remédios têm tentado esconder os cabelos brancos. Agora, pela primeira vez, um tratamento real que age na raiz do problema foi desenvolvido," comentou o Dr. Gerald Weissmann, editor da revista científica que publicou o artigo.

"Mesmo sendo uma notícia espetacular, o que é ainda mais interessante é que o tratamento também funciona para o vitiligo. Esta condição, embora tecnicamente seja apenas estética, pode ter graves efeitos socioemocionais para as pessoas. O desenvolvimento de um tratamento eficaz para esta condição tem o potencial para melhorar radicalmente a vida de muitas pessoas," concluiu Weissmann.


Ver mais notícias sobre os temas:

Cuidados com a Pele

Cirurgias Plásticas

Cérebro

Ver todos os temas

Mais lidas na semana:

Ultrassom no 1º trimestre de gravidez pode agravar autismo

Os muitos mitos sobre as Dores nas Costas

Carne e barbatana de tubarão contêm altos níveis de neurotoxinas

Dor de cabeça: Conheça aquelas que exigem tratamento

Medicamento desenvolvido no Brasil combate origem da hipertensão