Depressão faz tão mal ao coração quanto obesidade e colesterol

Depressão afeta coração tanto quanto obesidade e colesterol
A conexão com o risco cardíaco é preocupante porque se calcula que a depressão será a doença mais comum dentro de 20 anos - e, apesar disso, ainda hoje o diagnóstico da depressão é repleto de falsos positivos e falsos negativos.
[Imagem: Judithcarlin/Wikimedia]

Mente afeta o corpo

Em mais uma descoberta que desvenda os mecanismos de interação entre a mente e o corpo, acaba de ser demonstrado que, na depressão, o estado mental não é tudo o que é afetado - a depressão também compromete a fisiologia corporal.

O que se demonstrou é que a depressão representa um risco para doenças cardiovasculares tão grande quanto níveis elevados de colesterol ou obesidade.

A descoberta foi feita pela equipe do professor Karl-Heinz Ladwig, do Centro Helmholtz de Munique (Alemanha).

Depressão e risco cardíaco

Ladwig e sua equipe analisaram dados de 3.428 pacientes homens, com idades entre 45 e 74 anos, e observaram seu comportamento e sua saúde ao longo de um período de dez anos.

Eles se concentraram especificamente na comparação do impacto da depressão e dos quatro principais fatores de risco cardiovascular sobre a saúde dos voluntários.

"Nossa investigação mostrou que o risco de uma doença cardiovascular fatal devido à depressão é quase tão grande quanto o risco devido a níveis elevados de colesterol ou obesidade," resumiu Ladwig.

Os resultados mostraram que apenas a hipertensão arterial e o tabagismo estão associados com um risco cardiovascular maior do que a depressão.

Mortes por depressão

Extrapolando o resultado para os dados epidemiológicos, a equipe calcula que, na população em geral, a depressão pode estar sendo responsável por cerca de 15% das mortes cardiovasculares.

"Isto é comparável a outros fatores de risco, como hipercolesterolemia, obesidade e tabagismo", afirma Ladwig - os fatores que o pesquisador cita causam de 8 a 21% das mortes cardiovasculares.

Os resultados foram publicados na revista Atherosclerosis.


Ver mais notícias sobre os temas:

Coração

Depressão

Emoções

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2016 www.diariodasaude.com.br. Conteúdo publicado sob licença de www.sciencetolife.com. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.