Desafio do balde de gelo impulsionou estudo da esclerose

O dinheiro arrecadado com a moda do desafio do balde de gelo no ano passado já começou a gerar resultados promissores em pesquisa, segundo pesquisadores norte-americanos.

A campanha, que estimulava pessoas a compartilharem vídeos do momento em que jogavam baldes de água gelada em si mesmas, tinha o objetivo de conseguir doações para as instituições de caridade ligadas a doenças do neurônio motor, como a esclerose lateral amiotrófica (ELA).

Nos Estados Unidos, a ALS Association - que representa pessoas com ELA e outros tipos de doenças do neurônio motor - recebeu US$ 115 milhões (cerca de RS 390 milhões) em doações de agosto a setembro de 2014, quando o desafio esteve no auge.

Resultados

Um estudo divulgado na semana passada na publicação científica Science explica problemas em uma proteína disfuncional presente em pacientes com ELA, um mistério que pesquisadores da Universidade Johns Hopkins vêm tentando desvendar há décadas.

Eles dizem que os novos resultados - obtidos após testes em camundongos - foram possíveis graças a fundos que receberam da ALS Association após o desafio. A pesquisa, no entanto, ainda precisa ser expandida antes de trazer conclusões definitivas.

"Com sorte, isso pode levar à possibilidade de cura ou pelo menos desacelerar essa terrível doença", disse o autor do estudo Jonathan Ling, em um vídeo explicando a pesquisa no YouTube.

A ALS Association disse que o dinheiro ajudou a triplicar seu gasto com investimento em pesquisa por ano e, há alguns meses, anunciou que concederia US$ 11 milhões em bolsas para pesquisas sobre a doença.

Balde de gelo pelo mundo

O desafio do balde de gelo se espalhou por todo o mundo pelas redes sociais em meados de 2014. Mais de 17 milhões de pessoas postaram seus vídeos no Facebook e no Instagram - incluindo diversas celebridades -, e eles foram assistidos cerca de 440 milhões de vezes.

No Reino Unido, a Motor Neurone Disease Association arrecadou 7 milhões de libras (cerca de R$ 35 milhões) com a campanha. Dessa quantia, cerca de 5 milhões foram destinados a pesquisas e 1,5 milhão ao cuidado e apoio aos pacientes.

A participação da Grã-Bretanha no Mine Project, um projeto internacional para analisar o genoma de 15 mil pessoas com doenças do neurônio motor, incluindo cada pessoa do país com o problema, também foi acelerada com fundos do desafio.

No Brasil, o desafio ajudou a Associação Brasileira de Esclerose Lateral Amiotrófica (Abrela) a arrecadar R$ 296 mil entre os dias 14 de agosto e 30 de setembro, enquanto durou a campanha. Desde que o balde de gelo saiu de moda, no entanto, o valor voltou a cair.


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