Descoberta nova forma DNA nas células

Descoberta nova forma DNA nas células
A molécula de DNA chamada i-motif não é uma hélice dupla, é um nó de DNA.
[Imagem: Garvan Institute]

Nó de DNA

É DNA, mas não com a tradicional e famosa forma de hélice dupla que conhecemos e vemos em todos os livros.

Pesquisadores australianos identificaram pela primeira vez no interior de células vivas uma nova estrutura de DNA.

A molécula, batizada de i-motif, é um "nó" retorcido de DNA, que já havia sido previsto em experimentos de laboratório, mas os cientistas acreditavam que ela não ocorreria diretamente dentro das células vivas porque ela seria uma anomalia e não se conhece sua função.

Pensava-se que moléculas de DNA "saudáveis" teriam sempre o tradicional formato de parafuso descrito por James Watson e Francis Crick em 1953.

No entanto, depois se descobriu que pequenos trechos de DNA podem existir em outras formas - pelo menos no laboratório já se conhece, por exemplo, uma molécula de DNA de hélice quádrupla. Agora os cientistas suspeitam que essas diferentes formas podem ter um papel importante em como e quando o código do DNA é lido.

"O i-motif é um 'nó' de quatro filamentos de DNA. Na estrutura do nó, letras C [citosinas] no mesmo filamento de DNA ligam-se entre si - isso é muito diferente de uma hélice dupla, onde 'letras' em fitas opostas se reconhecem, e onde as Cs se ligam às Gs [guaninas]."

"É emocionante descobrir uma nova forma de DNA nas células - e estas descobertas vão preparar o terreno para um esforço totalmente novo para entender para que serve esta nova forma de DNA e se isso afetará a saúde e a doença," disse o professor Marcel Dinger, do Instituto Garvan.

A nova molécula de DNA foi descrita em um artigo na revista Nature Chemistry.


Ver mais notícias sobre os temas:

Genética

Gravidez

Laboratórios

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2018 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.