20/02/2024

Descobertas células que se lembram das alergias

Redação do Diário da Saúde
Descoberto novo tipo de célula que se lembra das alergias
A descoberta cria duas novas possíveis abordagens para tratar as alergias.
[Imagem: Joshua F. E. Koenig et al. - 10.1126/scitranslmed.adi0944]

Célula com memória da alergia

Cientistas do Canadá e da Dinamarca descobriram uma nova célula que lembra das alergias, o que fornece um novo alvo para o desenvolvimento de novas vacinas e tratamentos para tratar essas reações.

"Nós descobrimos um tipo de célula B de memória que tem características únicas e uma assinatura genética única que não havia sido descrita antes," disse o professor Josh Koenig, da Universidade McMaster (Canadá). "Descobrimos que pessoas alérgicas têm células B de memória contra o alérgeno, mas pessoas não-alérgicas têm muito poucas, isso quando têm alguma."

As células B são um tipo de célula imunológica que produz anticorpos. Essas células ajudam a combater infecções, mas também podem causar alergias. A nova célula foi batizada de "célula B de memória tipo 2" (MBC2).

"Digamos que você seja alérgico a amendoim. Seu sistema imunológico, por causa da MBC2, lembra que você é alérgico a amendoim e, quando você os encontra novamente, cria mais anticorpos que o tornam alérgico," detalhou Koenig.

Novos antialérgicos

A descoberta da MBC2 dá aos cientistas um novo alvo no tratamento de alergias e pode levar a novas terapêuticas.

"A descoberta realmente identifica duas abordagens terapêuticas potenciais que poderemos adotar," disse a pesquisadora Kelly Bruton. "A primeira é visar essas MBC2 e eliminá-las de uma pessoa alérgica. A outra opção poderia envolver a mudança de sua função e fazer com que elas façam algo que não seja prejudicial quando o indivíduo for exposto ao alérgeno."

Serão necessários mais trabalhos para compreender melhor o funcionamento da célula, seus mecanismos de ação e, em última análise, criar terapêuticas antialérgicas. Mas a descoberta das MBC2s oferece uma nova esperança para as pessoas afetadas por alergias alimentares.

Checagem com artigo científico:

Artigo: Type 2 Polarized Memory B cells Hold Allergen-Specific IgE Memory
Autores: Joshua F. E. Koenig, Niels Peter H. Knudsen, Allyssa Phelps, Kelly Bruton, Ilka Hoof, Gitte Lund, Danielle Della LiberaX, Anders Lund, Lars Harder Christensen, David R. GlassX, Tina D. Walker, Allison Fang, Susan Waserman, Manel Jordana, Peter S. Andersen
Publicação: Science Translational Medicine
Vol.: 16, Issue 733
DOI: 10.1126/scitranslmed.adi0944
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Alergias

Sistema Imunológico

Vacinas

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.