Descoberto novo tipo de vírus da dengue

Descoberto novo tipo de vírus da dengue
A equipe suspeita que o recém-descoberto sorotipo 5 da dengue esteja circulando entre macacos nas florestas da Malásia.
[Imagem: CDPC]

Cientistas descobriram um novo tipo de vírus que causa dengue.

É a primeira descoberta desse tipo em mais de 50 anos.

A existência de mais um subtipo do vírus deverá complicar ainda mais os esforços para desenvolver uma vacina contra a dengue.

Os testes de vacinas contra a dengue têm fracassado porque não oferecem proteção contra os quatro tipos de vírus que se conhecia até agora.

Um quinto vírus deverá complicar ainda mais as coisas, embora os cientistas especulem que o novo membro da família possa ajudar a explicar o surgimento e a evolução do grupo.

Sorotipo 5 da dengue

O quinto sorotipo da dengue foi descoberto pela equipe do Dr. Nikos Vasilakis, da Universidade do Texas (EUA) a partir de amostras coletadas durante um surto de dengue na Malásia em 2007.

A equipe suspeita que o recém-descoberto sorotipo 5 da dengue esteja circulando entre macacos nas florestas do país.

Até agora, há apenas um caso registrado de humano afetado pela dengue tipo 5.


Ver mais notícias sobre os temas:

Vírus

Vacinas

Epidemias

Ver todos os temas >>   


  

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2016 www.diariodasaude.com.br. Conteúdo publicado sob licença de www.sciencetolife.com. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.